Semana abriu com rajadas de vento fortes. Clima vai melhorar mas depois piora novamente

CNN Portugal , MJC
26 fev, 17:45
Tempo

O IPMA emitiu um aviso amarelo por causa do vento, que atingirá em média os 50 quilómetros por hora, mas poderão ocorrer rajadas mais fortes

Está a ser uma segunda-feira com muito vento, mas a boa notícia é que o pior já passou. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) este vento deve-se a uma frente fria que passou pelo território continental durante a noite, provocando também episódios de precipitação que foi intensa em alguns locais. "Às 06:00 já tinha passado, mas o vento manteve-se", explica a meteorologista do IPMA à CNN Portugal.

Assim, durante toda segunda-feira teremos vento, sobretudo em toda a faixa costeira ocidental e em algumas terras altas, nomeadamente na Serra da Estrela e nas serras da região de Bragança.

Este vento atingirá em média os 50 quilómetros por hora, mas poderão ocorrer rajadas que podem ir até 85 quilómetros por hora.

Por esse motivo, o IPMA emitiu um aviso amarelo para vento que está ativo até ao final do dia nas regiões do norte e do centro, uma vez que a partir dessa altura o vento irá diminuir. Já na região do sul, o aviso está ativo até às 03:00 de terça-feira.

Ao longo desta terça-feira, prevê-se que o vento diminua de velocidade e já sem rajadas. Também há possibilidades de precipitação no extremo norte, que pode ser de neve nas terras altas.

"Trata-se de uma situação normal para esta altura do ano", explica à CNN Portugal o climatologista Mário Marques. "Parece estar mais frio por causa do vento frio e de nortada. O vento agudiza a sensação térmica de frio."

Estas condições tendem a melhorar na quarta-feira, dia 28, mas voltam a piorar no dia seguinte devido à aproximação de uma nova superfície frontal nos dias 29 de fevereiro e 1 de março. Preveem-se aguaceiros para quinta-feira e pioria das condições a partir de sexta. "Isto vai afetar o tempo no fim de semana. Vai ser um fim de semana invernoso, sobretudo a norte".

Quanto a temperaturas, irão manter-se baixas mas, ainda assim, elevadas para esta altura do ano, segundo o IPMA:  a partir de hoje e nos próximos dias, as máximas rondarão so 14º a 15º na região de Lisboa, 16º no Alentejo e 13º a 14º na região do interior. 

"O que não é normal é termos temperaturas acima dos 20º graus em fevereiro", afirma Mário Marques. "Estes são os valores normais para a época."

A partir de 4 de março, segunda-feira, voltam os dias soalheiros.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados