PIB cresce 0,5% na zona euro e na União Europeia em 2023

Agência Lusa , AM
14 fev, 11:08
Dinheiro

Já na variação em cadeia, no quarto trimestre de 2023, o PIB corrigido de sazonalidade estabilizou na área da moeda única e aumentou 0,1% na UE

O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,5% na zona euro e na União Europeia (UE) no conjunto de 2023, confirmou hoje o Eurostat, indicando que a economia portuguesa teve o segundo melhor desempenho no último trimestre do ano.

Dados divulgados esta quarta-feira pelo gabinete estatístico comunitário revelam que, “de acordo com uma primeira estimativa do crescimento anual para 2023, baseada em dados trimestrais corrigidos de sazonalidade e de efeitos de calendário, o PIB aumentou 0,5% tanto na área do euro como na UE”.

Apenas incidindo sobre os últimos três meses do ano, o Eurostat aponta que, neste período em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB corrigido de sazonalidade avançou 0,1% na zona euro e 0,3% na UE, após ter estabilizado em ambas as zonas no trimestre anterior.

Já na variação em cadeia, no quarto trimestre de 2023, o PIB corrigido de sazonalidade estabilizou na área da moeda única e aumentou 0,1% na UE, em comparação com o trimestre anterior.

Antes, no terceiro trimestre de 2023, o PIB registou uma descida de 0,1% em ambas as zonas nesta variação em cadeia.

Por países, a economia portuguesa foi a que apresentou o maior avanço homólogo (de 2,2%), atrás da do Chipre (2,3%), com estes dois países a registarem a mesma melhoria em cadeia (0,8%), de acordo com o Eurostat.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados