Jogos Olímpicos de Tóquio custaram o dobro do previsto

23 dez 2021, 06:02
Toquio

Contas finais ainda não estão fechadas, mas valor deverá ultrapassar os 11,2 mil milhões de euros

A organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, realizados no verão passado, apresentou as primeiras contas para os custos finais do evento, que deverão ascender a cerca de 1,45 biliões de ienes (à volta de 11,2 mil milhões de euros). Contas feitas, é o dobro do valor que foi estimado em 2013, quando o Japão apresentou a sua candidatura ao Comité Olímpico Internacional. Na altura, o orçamento do evento apontava para custos na ordem dos 734 mil milhões de ienes (ou seja, 5,6 mil milhões de euros).

A enorme derrapagem é justificada por custos extra com a construção de recintos desportivos, acessos e instalações, mas sobretudo pelo adiamento dos jogos em um ano, por causa da pandemia de Covid-19. Um acontecimento inédito que empolou ainda mais as contas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Os custos ficaram 100% acima do previsto, mas a organização prefere olhar para o copo meio-cheio: o valor agora apurado fica abaixo da última revisão de custos apresentada publicamente - em dezembro de 2020, o último valor estimado ficou nos 1,64 biliões de ienes, ou seja, 191 mil milhões acima do custo agora apresentado.

A boa notícia é que, com este apuramento de custos, não haverá necessidade de mais injeção de dinheiro público para cobrir o projeto, ou seja, os contribuintes não terão de pagar mais por um evento que desde o início foi polémico, e que muitos japoneses preferiam que não se tivesse realizado em contexto de pandemia.

Apesar das enormes derrapagens, o facto de os jogos terem decorrido sem público aliviou ligeiramente as contas, pois não houve custos de recursos humanos relacionados com a presença de espetadores. 

O valor agora apurado ainda não é, no entanto, o custo final do evento, pois há custos que foram suportados pelo governo central e pelo governo metropolitano de Tóquio que não estão refletidos nas contas da organização dos Jogos Olímpicos. O apuramento final de contas só deverá acontecer no próximo verão.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados