Ténis: implementadas regras para evitar que jogos acabem de madrugada

10 jan, 17:55
Bolas de ténis no Open da Austrália (LUKAS COCH/EPA)

ATP e WTA apresentaram esta quarta-feira uma normativa que limita estas situações

As últimas temporadas de ténis têm ficado marcadas por diversos encontros que acabaram a altas horas da madrugada. Deste modo, o ATP e a WTA, órgãos que representam os tenistas profissionais, anunciaram, esta quarta-feira, a criação de uma nova normativa que limita ao máximo situações parecidas.

O facto de muitos encontros acabarem de madrugada deve-se ao facto dos torneios apostarem em sessões noturnas para aumentarem as receitas monetárias, apesar de afetarem negativamente o descanso dos atletas.

Consequentemente, o ATP e a WTA decidiram implementar novas regras, que serão utilizadas durante a atual temporada e avaliadas posteriormente.

- Não pode haver mais de cinco encontros por dia em cada court (com início às 11h00), com três deles a serem diurnos e os restantes dois noturnos;

- Nenhum encontro poderá começar após as 23h00, a não ser que haja autorização das associações;

- Os encontros que não começarem até às 22h30 serão transferidos para outro court, mas nunca para depois das 23h00;

- Não é permitido qualquer sessão noturna começar depois das 19h30, sendo que o ATP/WTA recomenda o início pelas 18h30.

De qualquer maneira, qualquer torneio poderá solicitar exceções, mas que sejam baseadas em tradições culturais locais, condições meteorológicas ou outras situações atenuantes, que serão consideradas pelas organizações.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados