Subida dos preços desacelera para 2,1% em fevereiro

Agência Lusa , AM
29 fev, 11:24
Preços, dinheiro, euro, inflação, economia. Foto: Marijan Murat/picture alliance via Getty Images

Nos últimos 12 meses, o INE estima uma variação média de 3,3%

A taxa de inflação terá sido de 2,1% em fevereiro, menos 0,2 pontos percentuais do que em janeiro, segundo a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,2% em fevereiro, contra 2,4% no mês precedente.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,3% (0,2% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá diminuído para 0,8% (3,1% em janeiro), “parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em fevereiro de 2023 (variação mensal de 1,4%)”.

Comparativamente com o mês anterior, a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 0,1% (nula em janeiro e 0,3% em fevereiro de 2023).

Nos últimos 12 meses, o INE estima uma variação média de 3,3% (3,8% no mês anterior).

Em fevereiro, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,3%, contra 2,5% no mês precedente.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de fevereiro de 2024 serão publicados em 12 de março.

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados