Taiwan afirma ter detetado dois balões chineses

Agência Lusa , NM
2 jan, 07:10
Taiwan (fonte Getty)

Dispositivos de espionagem foram detetados "uma altitude de cerca de 30 mil e 32 mil pés (entre nove e 10 quilómetros)" e atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan

O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou esta terça-feira ter detetado, na segunda-feira, dois balões chineses que atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China continental.

Os dois balões atravessaram a linha mediana em dois locais diferentes, um perto da cidade de Chiayi, a oeste da ilha, o outro a norte, em Keelung.

O primeiro balão sobrevoou a ilha na direção leste, de acordo com um gráfico fornecido pelo Ministério.

Os dois balões, que voavam a "uma altitude de cerca de 30 mil e 32 mil pés (entre nove e 10 quilómetros)", dirigiram-se "para nordeste" antes de desaparecerem, indicou o comunicado.

Os avistamentos de balões chineses em Taiwan começaram no mês passado, quando a ilha se prepara para as eleições presidenciais de 13 de janeiro.

Taipé já tinha comunicado, a 08 e 18 de dezembro, que balões tinham atravessado a linha mediana do estreito de Taiwan.

Os balões chineses tornaram-se uma questão politicamente sensível desde fevereiro passado, quando os Estados Unidos abateram o que descreveram como um balão espião, depois de este ter sobrevoado território norte-americano.

Pequim, por seu lado, afirmou que se tratava de um dirigível civil que se desviou da trajetória.

Nos últimos anos, Pequim intensificou a pressão militar e política sobre Taiwan, que reivindica como sendo parte de território chinês.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados