UEFA Youth League: Benfica alcançou uma goleada histórica

15 set 2015, 16:47
Youth League: Benfica-Astana [Foto: Benfica]

Resultado mais dilatado na competição frente ao Astana

[Foto: Benfica]


O Benfica goleou um modesto Astana (8-0) na primeira jornada do Grupo C da UEFA Youth League. É o resultado mais dilatado na ainda curta história da competição. Diogo Gonçalves completou um hat-trick, José Gomes e Hildeberto Pereira bisaram e Gonçalo Rodrigues fez o outro golo no encontro realizado no Seixal.
 
No outro jogo do grupo, o Atlético de Madrid bateu o Galatasaray na Turquia (1-3). Os encarnados lideram face ao maior número de golos marcados. 

José Gomes, o mais jovem no onze inicial do Benfica, aproveitou a oportunidade para comprovar o seu potencial. O avançado tem apenas 16 anos e chegou ao clube em 2012. Nascido na Guiné-Bissau, é internacional sub-17 por Portugal e tem cativado os responsáveis encarnados. Em maio deste ano, assinou o seu primeiro contrato profissional.
 
Diogo Gonçalves, elemento mais rotinado, já com experiência na equipa B do Benfica, inaugurou a contagem ao 10º minuto de jogo, a passe de Gonçalo Rodrigues, vulgo Guga. O seu segundo golo – terceiro dos encarnados – chegaria ao minuto 26. Pelo meio, José Gomes iniciou a sua contabilidade pessoal. O avançado chegaria ao bis depois da meia-hora. Tempo ainda para uma assistência, servindo Gonçalo Rodrigues para o 5-0.
 
O sexto golo chegaria ainda antes do intervalo, pelo pé direito de Hildeberto Pereira. Foi o momento de maior brilho na etapa inicial, com um remate violento do avançado, de fora da área.
 
Sem argumentos para equilibrar a partida, o Astana aproximou-se pontualmente da baliza contrária e pode reclamar uma grande penalidade que ficou por marcar no primeiro tempo. Pouco, ainda assim, para justificar outro desfecho. É notória a falta de preparação da equipa do Cazaquistão para jogos com esta intensidade.
 
O Benfica continuou a pressionar na segunda metade e Diogo Gonçalves chegou ao seu hat-trick com 55 minutos de jogo. Grande exibição do jogador de 18 anos.
 
José Gomes saiu logo depois, permitindo a estreia de outro talento com 16 anos, o extremo João Filipe.
 
A equipa de João Tralhão procurou mais golos até ao final da partida, perante um adversário cada vez mais desmoralizado, e seria Hildeberto Pereira a apontar o 8-0, bisando igualmente no encontro.
 
Com esse golo, o Benfica garantiu o resultado mais dilatado da história da UEFA Youth League, que surge este ano com um figurino diferente.

A competição passou a ser disputada por 64 equipas e não 32. Para além dos participantes na Champions, haverá espaço para os campeões que não estejam representados na prova milionária. Essas formações vão disputar duas rondas eliminatórias entre elas até serem encontradas 8. 

As oito equipas vindas desse percurso dos «campeões domésticos» entrarão depois num play-off com os oito segundos classificados dos grupos do percurso da Liga dos Campeões. Os primeiros classificados têm acesso direto à fase seguinte. 

O Benfica jogou com: André Ferreira, Francisco Ferreira, João Lima, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho (Bruno Lourenço, 67m), Diogo Gonçalves (Tiago Dias, 72m), Buta, Hildeberto Pereira, José Gomes (João Filipe, 56m). 

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados