Como um Porsche ou um Tesla. É neste carro que a China aposta para liderar o mercado automóvel

28 dez 2023, 17:14
Xiaomi SU7 (Xiaomi)

O SU7 vai andar até 265 quilómetros por hora. Objetivo é "elevar toda a indústria automóvel da China"

É conhecida pelos telemóveis que fabrica, mas a Xiaomi quer entrar em força num outro mercado: o dos veículos elétricos.

Num anúncio feito esta quinta-feira, a empresa chinesa confirmou que vai lançar um carro, prometendo lutar para se tornar num dos principais cinco fabricantes de automóveis em todo o mundo.

O carro, que a empresa batizou de SU7, sendo SU uma sigla para Ultra Speed (velocidade ultra), é o novo produto da Xiaomi, que há muito prometia juntar-se a este mercado.

O diretor-executivo da empresa antecipou mesmo a chegada de um “super motor elétrico”, com uma tecnologia que, garantiu Lei Jun, vai permitir ao carro atingir velocidades mais elevadas que os topos de gama da Tesla ou da Porsche.

Para já os clientes vão ter de esperar para comprovar se isso é mesmo verdade. É que ainda faltam vários meses para o SU7 começar a ser comercializado, sendo que o mercado automóvel chinês – o maior do mundo – enfrenta várias dificuldades.

Mesmo tendo isso em conta, Lei Jun não se conteve nas ambições: “Ao trabalharmos no duro durante os próximos 15 ou 20 anos, vamos tornar-nos numa das cinco principais fabricantes de automóveis do mundo, lutando para elevar toda a indústria automóvel da China”.

E dentro desses planos está, segundo o CEO da Xiaomi, construir um “carro de sonho comparado com um Porsche ou um Tesla”, que também terá um sistema de portabilidade para ser compatível com os telefones da marca, além de outros aparelhos tecnológicos.

Ao início o SU7 vai ser apresentado em duas versões: um com autonomia até 668 quilómetros e outro que a marca promete chegar a uma autonomia de 800 quilómetros, num valor bem acima dos 650 quilómetros de autonomia do Tesla Model S. A nível de velocidade é esperado que atinja os 0 aos 100 quilómetros por hora em 2,78 segundos, tendo uma velocidade máxima de 265 quilómetros por hora, na versão Max.

Por anunciar está ainda o preço, mas Lei Jun admite que possa ser “um pouco elevado”, ainda que “todos vão achar justificado”.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados