Sorteio do Euro 2024 é neste sábado: como vai ser e quem pode calhar a Portugal

2 dez 2023, 09:13
Bola do Euro 2024 (twitter Euro 2024)

Seleção evita alguns dos principais candidatos, mas entre os possíveis adversários estão Itália, Países Baixos ou Croácia. Ronda anda a partir das 17h, em Hamburgo

O caminho do Euro 2024 começa a ficar mais claro a partir das 17h deste sábado, hora a que começa em Hamburgo o sorteio da fase final. Portugal é cabeça de série e por estar no Pote 1 evita alguns dos principais candidatos, mas ainda tem vários potenciais adversários de peso pelo caminho.

O sorteio deixará ainda em aberto três lugares, que vão sair dos play-offs finais de apuramento e só serão conhecidos a 26 de março. As três seleções que se apurarem por essa via entram no último dos quatro potes do sorteio, que foram definidos com base nos resultados da qualificação e vão sortear seis grupos, com formato idêntico às duas últimas edições: apuram-se os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros para os oitavos de final.

No primeiro pote está desde logo a anfitriã Alemanha, que entrará diretamente para o Grupo A. Depois Portugal, na sequência da campanha de apuramento perfeita com dez vitórias em dez jogos e os restantes melhores vencedores dos grupos de apuramento: França, Espanha, Bélgica e Inglaterra. Uma galeria de luxo com que a seleção nacional não terá de se preocupar na primeira fase.

No Pote 2 estão equipas a atravessar bons momentos - Hungria, Turquia, Roménia, Dinamarca e Albânia venceram os seus grupos e a Áustria foi o melhor segundo classificado, mas com menor cotação do que algumas seleções que estão nos Potes 3 e 4. Como os Países Baixos e a Croácia, além, claro, da Itália. A campeã da Europa em título, que tremeu até ao fim no apuramento, está no último pote, para baralhar as probabilidades e fazer o papel da fava que ninguém quer apanhar.

Os potes para o sorteio

Portugal: Itália a evitar e boas memórias com alguns potenciais rivais

Historicamente, a Itália é entre os potenciais adversários o mais difícil para a seleção nacional, que tem claro saldo negativo com a «azzurra». Em 27 confrontos, Portugal apenas venceu seis e sofreu 18 derrotas. Mas a balança tem vindo a equilibrar, com duas vitórias portuguesas e um empate nos três últimos confrontos.

Roménia, Áustria, Chéquia ou Sérvia, que ainda recentemente relegou Portugal para o play-off do Mundial 2022, também são adversários tradicionalmente complicados. Das seleções já qualificadas, a única que Portugal nunca defrontou foi a Eslovénia, que tal como a Sérvia está de volta a uma fase final pela primeira vez em 24 anos.

Curiosamente, Portugal nunca defrontou a Itália em fases finais de grandes competições. Com as outras seleções mais cotadas que pode defrontar na primeira fase, a equipa das quinas tem de resto saldo claramente positivo em grandes competições. Frente aos Países Baixos, soma quatro vitórias em outros tantos jogos: na meia-final do Euro 2004, nos oitavos no Mundial 2006, na fase de grupos do Euro 2012 e por fim na final da Liga das Nações em 2019. Com a Croácia, Portugal cruzou-se duas vezes em fases finais e também venceu ambas, por 3-0 na fase de grupos do Euro 1996 e por 1-0 no Euro 2016, com aquele golo de Quaresma que pôs a seleção nos quartos de final, na caminhada até ao título.

Dez estádios, com início em Munique e final em Berlim

Portugal vai ficar a saber também neste sábado quais as cidades e os estádios onde jogará, quase todos familiares. Dos dez estádios que receberão jogos do Euro 2024, nove já foram utilizados no Mundial 2006, a última grande competição organizada pela Alemanha. A esses junta-se apenas agora como novidade a Arena de Dusseldorf.

O Europeu decorre de 14 a 14 de julho e o jogo de abertura, com a Alemanha e um adversário que será conhecido neste sábado, será na Arena de Munique, que aliás volta a receber jogos da competição pela segunda edição seguida: já tinha sido um dos palcos do Euro 2020, que se disputou em vários países.

O Olímpico de Berlim receberá a final. É também o estádio do Euro 2024 com maior capacidade, 70 mil lugares. Seguem-se Munique, com lotação de 67 mil, e o Volksparkstadion, em Dortmund, com 66 mil. O estádio do Leipzig, com lotação para 42 mil pessoas, é o mais pequeno.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados