Imigrantes deram à Segurança Social sete vezes mais do que receberam

18 dez 2023, 08:55
Imigrantes em Odemira: Segurança Social (Foto: Rodrigo Cabrita)

Continua a tendência de os cidadãos estrangeiros terem maior capacidade contributiva do que os cidadãos nacionais

Os imigrantes contribuíram com 1.861 milhões de euros para a Segurança Social em 2022, enquanto beneficiaram de cerca de 257 milhões de euros em prestações sociais - ou seja, o valor das contribuições é sete vezes superior aos das prestações que receberam. Desta forma, verificou-se um saldo positivo das contribuições dos imigrantes de 1.600 milhões de euros no ano passado, noticia o Público

Os imigrantes pesam 7,5% no total da população, sendo que este foi “o valor mais elevado de sempre”, de acordo com o Observatório das Migrações, responsável pelo relatório com estes novos dados. É quase o dobro do que em 2019, quando representavam 5,7% da população residente. Já o peso entre os contribuintes do sistema de Segurança Social subiu para 13,5%.

O mais recente relatório do Observatório das Migrações indica ainda que continuou a tendência de os estrangeiros terem maior capacidade contributiva que os nacionais, sendo que em 2022 foram 87 contribuintes por cada 100 residentes, enquanto para os portugueses são 48 contribuintes por cada 100.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados