100 mil libras anuais "não é um grande salário". Isto foi dito pelo ministro das Finanças do Reino Unido (onde o salário médio é três vezes inferior)

22 mar, 17:26
Jeremy Hunt (Frank Augstein/AP)

Jeremy Hunt já começou a campanha para as próximas eleições, mas as mais recentes declarações são polémicas

100 mil libras anuais “não é um grande salário”. Quem o diz é o chanceler de Exchequer, que funciona como ministro das Finanças do Reino Unido. O mesmo é dizer, segundo Jeremy Hunt, que uma pessoa que receba cerca de 116 mil euros não recebe muito bem.

As declarações do responsável, que já estão a levantar polémica no Reino Unido, foram feitas na rede social X, numa publicação dirigida aos seus próximos eleitores, em Surrey, a sul de Londres.

Esta será já uma das primeiras movimentações de campanha de Jeremy Hunt, que planeia recandidatar-se nas próximas eleições, mas vai mudar de círculo eleitoral, depois de ter havido uma atualização das fronteiras eleitorais.

“Falei com uma mulher de Godalming sobre a elegibilidade para a oferta do Governo sobre cuidados infantis que não está disponível se um dos pais ganhar mais de 100 mil libras”, escreveu no X, para depois acrescentar que esse é um problema que pretende resolver após as próximas eleições, uma vez que está “a par de que não é um grande salário se houver uma hipoteca para pagar”.

Acontece que, de acordo com o website Plumplot, especialista em análise de mercado no Reino Unido, a zona de Surrey onde a média salarial é mais alta, Elmbridge, não ultrapassa as 51 mil libras (cerca de 59 mil euros). Na prática, é metade do valor referido por Jeremy Hunt.

E isto na zona onde se recebe melhor. Em Epsom and Ewell esse valor não vai além das 35 mil libras (perto de 40 mil euros).

Valores ainda mais distantes da realidade de várias cidades do Reino Unido, uma vez que o salário médio no país nem sequer chega às tais 35 mil libras, de acordo com os dados de abril de 2023 do Gabinete Nacional de Estatísticas.

De resto, os locais onde Jeremy Hunt deve concorrer, Godalming e Ash, ficam no distrito onde existe a segunda pior média salarial – não chega às 40 mil libras.

Europa

Mais Europa

Patrocinados