Líder da IL anuncia que vai propor Rodrigo Saraiva para vice-presidência do parlamento

Agência Lusa , AM
22 mar, 12:27
Líder da bancada parlamentar da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva (HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)

Rui Rocha diz esperar que não se repita “a decisão mesquinha” da anterior legislatura

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, anunciou que o partido proporá o ex-líder parlamentar Rodrigo Saraiva como candidato a uma das vice-presidências da Assembleia da República, esperando que não se repita “a decisão mesquinha” da anterior legislatura.

O anúncio foi feito em resposta aos jornalistas, à margem de uma visita à Futurália, em Lisboa.

Questionado se espera que o ‘vice’ proposto pela IL seja eleito, ao contrário do que aconteceu na anterior legislatura com João Cotrim Figueiredo, Rui Rocha considerou que tal será “o natural”.

“O que levou à não eleição da outra vez foi uma decisão mesquinha, na altura suportada por deputados do PS e PSD”, disse, defendendo que “o direito regimental” dos quatro maiores partidos indicarem vice-presidentes do parlamento é uma questão de organização interna e não de combate político.

Questionado se a IL apoiará os candidatos propostos pela AD e pelo Chega, Rui Rocha remeteu a decisão para a liberdade de voto dos deputados liberais, mas salientou que avaliarão as personalidades “com base no princípio da organização interna do parlamento e não do combate político”.

“Já vimos maus exemplos de quem tentou fazer da Assembleia da República, nomeadamente da presidência da Assembleia, palco de ambições políticas e isso não funcionou, espero que todos tenham aprendido alguma lição com os últimos tempos”, disse.

Na anterior legislatura, a IL propôs em 31 de março de 2022 o ex-líder do partido João Cotrim de Figueiredo como vice-presidente do parlamento, mas o nome não teve a necessária maioria absoluta, conseguindo 108 votos a favor, 110 brancos e seis nulos.

Apesar de ter sido instado, até pelo PS, a reapresentar novamente a candidatura, a IL nunca o fez, dizendo que “quem não tem confiança à primeira não terá certamente à segunda”, ao contrário do Chega que tentou por várias vezes, sem sucesso, a eleição de um ‘vice’, tendo a mesa do parlamento funcionado apenas com os representantes do PS e do PSD.

Rui Rocha aproveitou para elogiar a futura líder parlamentar da IL, Mariana Leitão, que se estreia como deputada e que foi na quinta-feira eleita por unanimidade, substituindo Rodrigo Saraiva no cargo.

“Desafio os portugueses a estarem atentos, vai ser um desempenho extraordinário, uma novidade no parlamento com grande energia”, realçou.

Mariana Leitão, eleita por Lisboa e uma das novidades na bancada da IL na sequência das últimas eleições, já conhece o parlamento, uma vez que foi chefe de gabinete do grupo parlamentar na legislatura que agora termina.

A futura líder parlamentar tem 41 anos, é licenciada em Relações Internacionais, e está na IL desde junho de 2019, tendo sido, entre 2020 e 2022, presidente do Conselho Nacional do partido.

Atualmente membro do Conselho Nacional é ainda deputada municipal em Oeiras.

Nas eleições legislativas de 10 de março, a IL fixou-se como quarta força política e manteve os mesmos oito deputados.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados