Vieram sem seguro nem bilhetes, cortaram os pneus da polícia, ameaçaram agentes, tinham facas e droga: 56 adeptos do Marselha - a história e os detidos

12 out 2022, 18:19

Autoridades portuguesas estão atentas aos adeptos do Marselha que se deslocaram a Lisboa à procura de confrontos. Já houve problemas - eis os factos

Pelo menos nove adeptos franceses do Marselha foram detidos esta quarta-feira depois de terem cortado os pneus das viaturas da PSP e ameaçado os agentes.

Tudo aconteceu durante a manhã no IC2, junto ao rio Trancão, enquanto a PSP levava a cabo uma operação tendo em vista o controlo de dezenas de adeptos do Marselha. A operação da polícia portuguesa contou com vários operacionais no terreno, entre os quais elementos da investigação criminal.  

Quando abordados pelas autoridades portuguesas, estes adeptos acabaram por ameaçar agentes da PSP e furaram os pneus dos carros da polícia. Mais tarde, quando saíram daquele local, outros elementos da PSP conseguiram intercetar e deter os suspeitos.

Segundo apurou a CNN Portugal, um grupo de 56 adeptos chegou a Portugal num autocarro sem seguro e sem bilhetes para o jogo. Estes adeptos foram considerados perigosos e já tinham sido referenciados pela polícia francesa. Entre os adeptos no autocarro foram identificadas facas, petardos e droga.

Dos 56 adeptos, ficaram detidos onze, que serão presentes na quinta-feira ao tribunal de Santarém. Em causa estão crimes de ameaça e coação à polícia, posse ilegal de droga e artefactos pirotécnicos

Adeptos à procura de confrontos 

Centenas de adeptos do Marselha estiveram concentrados no Rossio, em Lisboa, durante a tarde desta quarta-feira por uma questão estratégica das autoridades: reunir a multidão para que esta seja levada em segurança de metro até ao estádio

Já durante a noite anterior, a PSP abordou e identificou dezenas de adeptos do Marselha à procura de confrontos em Lisboa. As autoridades identificaram, também em Lisboa, grupos de adeptos sportinguistas, os conhecidos "casuals", com vários objetos proibidos, entre os quais passa-montanhas e soqueiras.

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu material a um grupo de 50 adeptos do Sporting na noite de terça-feira e detetou um grupo de 150 adeptos do Marselha à procura de possíveis confrontos nas ruas de Lisboa, na véspera do jogo da quarta jornada do grupo D da Liga dos Campeões.

Segundo a PSP, o primeiro momento aconteceu "pelas 22:10 na Rua Vítor Damas", tendo sido detetado "um grupo de 50 indivíduos, adeptos do Sporting Clube de Portugal, todos vestidos de negro, suspeitos de terem deflagrado engenhos pirotécnicos nas imediações do Estádio José Alvalade".

A PSP detalha que "no decorrer desta ação" foram apreendidas 11 balaclavas, 11 tochas completas, dois bastões extensíveis, um par de luvas táticas com kevlar, um picador artesanal, um bastão artesanal, um foguete, uma tocha cortada, uma lata de tinta verde e uma gola.

O segundo momento ocorreu pela meia-noite desta quarta-feira, "quando os polícias detetaram um grupo com 150 adeptos do Marselha na zona da Praça da Figueira, que deambulavam pelas artérias da cidade com suspeita de atitudes de possível confrontação com outros adeptos, não sendo, após abordagem e identificação, nada de ilícito detetado na sua posse", explica a PSP.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados