Pedro Nuno Santos é o novo secretário-geral do PS: com 62% dos votos, venceu em 18 de 21 federações. Veja aqui os resultados nos vários pontos do país

16 dez 2023, 21:06
Pedro Nuno Santos (Lusa)

Braga, Porto, Coimbra, Santarém, Algarve, Baixo Alentejo, Açores, Viseu juntam-se às federações ganhas por Pedro Nuno Santos neste sábado. Madeira pendeu para José Luís Carneiro

Pedro Nuno Santos é o novo secretário-geral do PS: venceu 18 das 21 federações do Partido Socialista (PS). Teve um resultado final de 62% dos votos, contra 36% de José Luís Carneiro e 1% de Daniel Adrião.

Segundo os dados oficiais do PS, a candidatura de Pedro Nuno Santos conseguiu 24.080 votos, equivalente a 62%. Conseguiu eleger 909 delegados para o congresso do PS que terá lugar de 5 a 7 de janeiro próximo.

Com 14.868 votos, a candidatura de José Luís Carneiro obteve 36%. Para o congresso elege 407 delegados.

Por fim, a candidatura de Daniel Adrião alcançou 382 votos, o equivalente a 1%, com 5 delegados para o congresso.

Pedro do Carmo, presidente da Comissão Organizadora do Congresso, confirmou que falta ainda apurar alguns resultados, incluindo 83 delegados, mas que tal não terá influência naquele que é o resultado final. Votaram cerca de 40 mil militantes dos 60 mil que estavam em condições de o fazer.

“Hoje inicia-se um novo ciclo do PS. Depois desta disputa interna, o PS está em condições de demonstrar ao país, e aos portugueses, que está unido e pronto para vencer as eleições em 10 de março”, afirmou, vincando também o “respeito pela pluralidade revelado por todos os intervenientes neste ato eleitoral”.

Pedro Nuno Santos conseguiu um resultado abaixo do alcançado pelos três anteriores secretários-gerais do PS na sua primeira eleição. Em 2004, Pedro Nuno Santos teve quase 80% dos votos. Em 2011, António José Seguro registou 68%. Já António Costa, em 2014, foram 96%.

Elza Pais também foi reeleita presidente nacional das Mulheres Socialistas.

Resultados federação a federação neste sábado

Neste sábado, como avançou a CNN Portugal, tornou-se vencedor nas federações do Algarve, Santarém, Baixo Alentejo, Braga, Porto, Coimbra, Viseu e Açores. Juntam-se assim às 10 federações ganhas na sexta-feira.

Neste segundo dia de votações, Pedro Nuno Santos não conseguiu vingar na Madeira, tal como tinha acontecido no Oeste e Vila Real, que deram preferência a Carneiro.

Na federação do Porto, a mais relevante, Pedro Nuno Santos alcançou 58% dos votos, contra 42% de Carneiro. Foram também partilhados os resultados da concelhia do Porto: 65,28% para Pedro Nuno Santos e 33,56% para José Luís Carneiro.

Em Braga, também uma das mais importantes federações, Pedro Nuno Santos reuniu cerca de 56% dos votos, contra 43% do rival.

Em Santarém, Pedro Nuno Santos alcançou 70,28% dos votos. Carneiro ficou-se pelos 27,38%.

No Algarve, o ex-ministro das Infraestruturas conseguiu 62,6% dos votos, contra 36,4% do rival José Luís Carneiro.

Em Coimbra, o ex-ministro das Infraestruturas teve 69,18% dos votos, enquanto José Luís Carneiro ficou com 29,53%.

Em Viseu, Pedro Nuno Santos alcançou 67,76%, contra 30,82% de Carneiro.

Recorde-se que nas votações de sexta-feira, Pedro Nuno Santos ficou à frente de José Luís Carneiro, conseguindo praticamente o dobro dos votos, com votações na casa dos 60%. Só não conseguiu conquistar as federações de Vila Real e Oeste.

Os resultados oficiais serão revelados pelo PS ao final da noite. Cerca de 60 mil militantes votaram para escolher o próximo secretário-geral do PS, o nono, sucessor de António Costa.

Estes são os resultados finais por federação

Resultados obtidos junto de fontes socialistas. PS não divulgou resultados finais desagregados por federação

 

Partidos

Mais Partidos

Mais Lidas

Patrocinados