Braga, Porto, Coimbra, Santarém, Algarve, Baixo Alentejo, Açores, Viseu juntam-se às federações ganhas por Pedro Nuno Santos neste sábado. Madeira pendeu para José Luís Carneiro
Pedro Nuno Santos é o novo secretário-geral do PS: venceu 18 das 21 federações do Partido Socialista (PS). Teve um resultado final de 62% dos votos, contra 36% de José Luís Carneiro e 1% de Daniel Adrião.
Segundo os dados oficiais do PS, a candidatura de Pedro Nuno Santos conseguiu 24.080 votos, equivalente a 62%. Conseguiu eleger 909 delegados para o congresso do PS que terá lugar de 5 a 7 de janeiro próximo.
Com 14.868 votos, a candidatura de José Luís Carneiro obteve 36%. Para o congresso elege 407 delegados.
Por fim, a candidatura de Daniel Adrião alcançou 382 votos, o equivalente a 1%, com 5 delegados para o congresso.
Pedro do Carmo, presidente da Comissão Organizadora do Congresso, confirmou que falta ainda apurar alguns resultados, incluindo 83 delegados, mas que tal não terá influência naquele que é o resultado final. Votaram cerca de 40 mil militantes dos 60 mil que estavam em condições de o fazer.
“Hoje inicia-se um novo ciclo do PS. Depois desta disputa interna, o PS está em condições de demonstrar ao país, e aos portugueses, que está unido e pronto para vencer as eleições em 10 de março”, afirmou, vincando também o “respeito pela pluralidade revelado por todos os intervenientes neste ato eleitoral”.
Pedro Nuno Santos conseguiu um resultado abaixo do alcançado pelos três anteriores secretários-gerais do PS na sua primeira eleição. Em 2004, Pedro Nuno Santos teve quase 80% dos votos. Em 2011, António José Seguro registou 68%. Já António Costa, em 2014, foram 96%.
Elza Pais também foi reeleita presidente nacional das Mulheres Socialistas.
Resultados federação a federação neste sábado
Neste sábado, como avançou a CNN Portugal, tornou-se vencedor nas federações do Algarve, Santarém, Baixo Alentejo, Braga, Porto, Coimbra, Viseu e Açores. Juntam-se assim às 10 federações ganhas na sexta-feira.
Neste segundo dia de votações, Pedro Nuno Santos não conseguiu vingar na Madeira, tal como tinha acontecido no Oeste e Vila Real, que deram preferência a Carneiro.
Na federação do Porto, a mais relevante, Pedro Nuno Santos alcançou 58% dos votos, contra 42% de Carneiro. Foram também partilhados os resultados da concelhia do Porto: 65,28% para Pedro Nuno Santos e 33,56% para José Luís Carneiro.
Em Braga, também uma das mais importantes federações, Pedro Nuno Santos reuniu cerca de 56% dos votos, contra 43% do rival.
Em Santarém, Pedro Nuno Santos alcançou 70,28% dos votos. Carneiro ficou-se pelos 27,38%.
No Algarve, o ex-ministro das Infraestruturas conseguiu 62,6% dos votos, contra 36,4% do rival José Luís Carneiro.
Em Coimbra, o ex-ministro das Infraestruturas teve 69,18% dos votos, enquanto José Luís Carneiro ficou com 29,53%.
Em Viseu, Pedro Nuno Santos alcançou 67,76%, contra 30,82% de Carneiro.
Recorde-se que nas votações de sexta-feira, Pedro Nuno Santos ficou à frente de José Luís Carneiro, conseguindo praticamente o dobro dos votos, com votações na casa dos 60%. Só não conseguiu conquistar as federações de Vila Real e Oeste.
Os resultados oficiais serão revelados pelo PS ao final da noite. Cerca de 60 mil militantes votaram para escolher o próximo secretário-geral do PS, o nono, sucessor de António Costa.
Estes são os resultados finais por federação