Agricultores rompem barreira de segurança das instituições europeias em Bruxelas

Agência Lusa , AM
26 fev, 10:28

Polícia está a impedir os jornalistas de acederem aos espaços para fazer o acompanhamento da manifestação e aos edifícios da Comissão, ainda que devidamente acreditados

Os agricultores que se manifestam em Bruxelas romperam uma das barreiras de segurança das instituições europeias instaladas pela polícia e envolveram-se em confrontos com as autoridades, que usaram gás pimenta para dispersar os manifestantes.

Cerca das 10:00 (hora de Lisboa), os manifestantes romperam uma das barreiras de segurança entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, procurando com os tratores chegar o mais perto possível das instalações do executivo comunitário.

Os agricultores aproximam-se do edifício do Conselho Europeu e envolveram-se em confrontos com a polícia, que usou gás pimenta para os fazer recuar.

Centenas de agricultores estão a bloquear, desde o início da manhã, os principais acessos à Comissão Europeia, em Bruxelas, exigindo apoios concretos para debelar as dificuldades que enfrentam. 

Pelas 08:30, centenas de tratores bloquearam os acessos à rotunda de Schuman, a escassos metros dos edifícios da Comissão Europeia e do Conselho e Europeu, e ocuparam a totalidade da Rue de La Loi, uma das principais e mais movimentadas da capital da Bélgica.

A polícia está a impedir os jornalistas de acederem aos espaços para fazer o acompanhamento da manifestação e aos edifícios da Comissão, ainda que devidamente acreditados.

O cenário em frente ao Parlamento Europeu no dia 1 de fevereiro repete-se esta segunda-feira em frente ao local das decisões do executivo de Ursula von der Leyen.

Com palavras de ordem e buzinas que ecoam pelas ruas demonstram o descontentamento pelas decisões do executivo comunitário.

A falta de apoios específicos, por exemplo, para acompanhar as ambições ambientais de Bruxelas é uma das reivindicações.

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se esta segunda-feira, em Bruxelas, para analisar as medidas de ajuda aos agricultores.

Europa

Mais Europa

Patrocinados