Prémio Nobel da Química atribuído a descoberta "de grande importância" para a nanotecnologia

CNN Portugal , (notícia atualizada)
4 out 2023, 11:15
Prémio Nobel da Química

Os vencedores do Prémio Nobel da Química deste ano são os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov, pela descoberta de pontos quânticos

O prémio Nobel da Química foi atribuído a Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov "pela descoberta e síntese de pontos quânticos", anunciou esta quarta-feira a Real Academia Sueca de Ciências.

"Os vencedores do Prémio Nobel da Química de 2023 conseguiram produzir partículas tão pequenas que as suas propriedades são determinadas por fenómenos quânticos. As partículas, chamadas de pontos quânticos, são hoje de grande importância na nanotecnologia", lê-se no comunicado divulgado no site oficial. 

As contribuições destes físicos permitiram colocar em prática a teoria de que "efeitos quânticos dependentes do tamanho poderiam surgir em nanopartículas", continua a mesma nota. "Portanto, poucas pessoas acreditavam".

A academia explica ainda as potencialidades destes pontos quânticos, que "agora iluminam monitores de computador e telas de televisão baseados na tecnologia QLED". "Também acrescentam nuances à luz de algumas lâmpadas LED, e bioquímicos e médicos utilizam-nas para mapear tecidos biológicos. Os pontos quânticos estão, portanto, a trazer o maior benefício para a humanidade", junta. 

Recorde-se que, esta quarta-feira de manhã, a Real Academia Sueca de Ciências publicou inadvertidamente num email o nome dos três físicos vencedores do Nobel da Química, embora ainda estivesse a horas de distância do comunicado oficial, informa a agência Reuters, citando o jornal sueco Dagens Nyheter. 

"É um erro da Real Academia Sueca de Ciências. A nossa reunião começa às 09:30 (horário de Estocolmo), portanto nenhuma decisão foi tomada. Os vencedores não foram selecionados", disse o presidente do Comité Nobel da Química à agência Reuters. No entanto, os nomes divulgados inadvertidamente acabaram por ser, efetivamente, os dos galardoados.

Após o da Medicina e o da Física no início desta semana, este é o terceiro Nobel a ser anunciado, seguindo-se nos próximos dias os galardões relativos à Literatura, Paz e Economia.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados