Preços do gasóleo e da gasolina vão descer na próxima semana. Veja as estimativas

1 set 2022, 17:51
Combustíveis, preços, inflação, gasolina, gasóleo. Foto: Uwe Lein/picture alliance via Getty Images

Gasóleo interromperá série de subidas sucessivas e voltará a descer na próxima segunda-feira

O gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos por litro na próxima segunda-feira e a gasolina reduzir o seu preço em 7 cêntimos.

São estas as estimativas no final desta quinta-feira, de acordo com fontes consultadas pela CNN Portugal, e que são calculadas a partir dos preços internacionais dos produtos refinados.

Recorde-se que, ao longo desta semana, o petróleo medido pelo índice Brent tem estado em queda, negociando abaixo dos 93 dólares por barril ao final da tarde desta quinta-feira, depois de ter fechado a roçar os 100 dólares no final da semana passada e de ter chegado aos 103 dólares na segunda-feira.

Esta quarta-feira, o preço de venda médio do gasóleo simples em Portugal continental foi de 1,886 por litro, o que aponta para uma descida para a casa dos 1,836 euros na próxima semana. Já a gasolina simples estava esta quarta-feira com um preço de venda final médio de 1,78 euros, o que sugere que na segunda-feira possa descer para a casa dos 1,725 euros por litro.

Depois de duas semanas de fortes aumentos no gasóleo – que contudo não se verificaram na gasolina -, o gasóleo voltará assim a descer, mantendo-se no entanto mais caro que a gasolina 95. A 8 de agosto, um litro de gasóleo custou em média 1,746 euros, subindo 14 cêntimos por litro entretanto. A descida de 5 cêntimos na próxima semana, a confirmar-se, atenuará esta subida das últimas semanas.

Os preços dos combustíveis são livres, o que significa que estas estimativas são indicativas: as gasolineiras podem fixar os preços que quiserem, por cada posto e a qualquer dia. A tradição em Portugal é de que as grandes mexidas ocorram às segundas-feiras.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados