Morreu o influente maestro e compositor Peter Eötvös

Agência Lusa , DCT
24 mar, 15:40
Maestro Peter Eötvös

Como pedagogo, fundou escolas para a formação de uma nova geração de maestros e compositores, com foco na música contemporânea.

O maestro e compositor húngaro Peter Eötvös morreu, após um longo período de doença, anunciaram este domingo os agentes do músico, que foi mentor do maestro português Pedro Amaral e que se apresentou várias vezes em Portugal.

“É com profunda tristeza que anunciamos hoje a partida de Peter Eötvös. É uma perda terrível para o mundo da música e das artes criativas”, escreveu no X o grupo Harrison Parrot.

Peter Eötvös, nascido em 1944, acumulou desde cedo as funções de compositor, maestro e professor, trabalhando com grupos como o Stockhausen Ensemble (1968-1976) ou a Orquestra de Câmara da Rádio de Hilbersum, a Sinfónica da BBC e a Sinfónica da Rádio de Viena, entre outros agrupamentos.

A Casa da Música vai estrear, em maio, o Concerto para harpa do compositor, que em 2019 orientou a Orquestra Sinfónica do Porto e o Remix Ensamble, em torno de obras suas e de outros autores que lhe serviram de inspiração.

Era considerado uma das figuras mais influentes no mundo da música, seja como maestro ou compositor de óperas ou concertos para vários artistas.

Como pedagogo, fundou escolas para a formação de uma nova geração de maestros e compositores, com foco na música contemporânea.

O espetáculo que a Casa da Música apresenta em maio resulta de uma parceria com orquestras de Viena, Paris, Berlim, Genebra e Tóquio.

Música

Mais Música

Patrocinados