"Ninguém está seguro". Paris em alerta com praga de percevejos

30 set 2023, 10:33
Comboio em França (Thibault Camus/AP)

Ministro já anunciou uma reunião para discutir medidas a aplicar. Situação é particularmente grave nos transportes

Há um problema que está a ameaçar a saúde pública em França. Um aumento “alargado” de percevejos na cidade de Paris motivou o governo a anunciar medidas para “assegurar e proteger” a população.

O caso é especialmente grave nos transportes públicos, nomeadamente nos comboios, incluindo os caros e exclusivos TGV, onde a praga também é visível.

O ministro dos Transportes já anunciou que vai juntar todos os operadores de transportes na próxima semana para que sejam tomadas mais medidas para proteger o público.

O caso ganhou especial relevância depois de os funcionários dos transportes e os próprios sindicatos terem partilhados vários vídeos em que é possível testemunhar o problema.

Apesar de a situação ser particularmente grave nos transportes públicos, locais como cinemas também não escapam à praga destes insetos.

De resto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Paris admitiu que a praga está “espalhada” pela cidade, deixando mesmo um alerta sério: “Temos de perceber que ninguém está seguro”.

“Obviamente que existem fatores de risco mas, na verdade, podemos apanhar percevejos em qualquer lado e trazê-los para casa”, acrescentou Emmanuel Gregoire, em declarações à televisão LCI.

A identificação do problema não é de agora. De resto, o governo francês lançou, há três anos, uma campanha contra esta praga, tomando medidas como a criação de um website e até uma linha de informação telefónica.

Só que a situação está pior, em grande parte por causa do grande fluxo de pessoas que entram e saem todos os dias da capital francesa. “Existem 3,6 milhões de pessoas que vêm para Paris todos os dias, os percevejos não param nos arredores da cidade”, explicou Emmanuel Gregoire.

Os percevejos são pequenos insetos que sugam o sangue humano através de uma picada que, apesar de não provocar dor, causa reações cutâneas. 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados