Este não é o único recorde relacionado com os rins. Veja ainda o maior número de pedras retiradas de um só paciente, a pessoa mais nova a quem foi retirada uma pedra e a pedra nos rins mais cara de sempre
Tem 13,37 centímetros de comprimento, pesa 801 gramas e foi retirada de um paciente do Sri Lanka. De acordo com o Guinness World Records, esta é a pedra nos rins maior e mais pesada alguma vez retirada do corpo de um humano. A nova recordista foi encontrada no dia 1 de junho.
É da largura de uma toranja, do comprimento de uma banana e pesa tanto como quatro hamsteres adultos, como compara a CNN. Esta pedra nos rins bateu dois recordes mundiais, por ser a maior e a mais pesada.
Estava alojada no rim direito do paciente e foi identificada e retirada pela equipa de urologia do Hospital Militar Colombo, no Sri Lanka. Apesar do seu tamanho, o rim esteve sempre a funcionar normalmente.
Os recordes anteriores tinham sido fixados na Índia, em 2004, quando foi retirada uma pedra com 13 centímetros e no Paquistão onde, em 2008, os médicos se depararam com uma pedra nos rins de 620 gramas.
As pedras nos rins são formadas quando urina altamente concentrada passa pelos rins, o que levar a que parte dos compostos químicos da urina cristalizem e formem uma ou mais pedras, como explica o próprio Guinness World Records.
VIDEO: Sri Lankan doctors remove what is now recorded as the world's largest kidney stone, from a 62-year-old retired soldier. According to the army, the stone removed from ex-sergeant Canistus Coonge weighed 801 grams (28.25 ounces). pic.twitter.com/api1IzOs2I
— AFP News Agency (@AFP) June 15, 2023
Os recordes relacionados com os rins:
Maior número de pedras retiradas de um só paciente: a 8 de dezembro de 2009, no Instituto de Urologia, situado em Dhule, na Índia, foram retiradas 172.155 pedras nos rins de um homem chamado Dhanraj Wadile.
Pessoa mais nova a quem foi retirada uma pedra dos rins: Joshua Price é norte-americano e tinha apenas seis anos e 298 dias quando os cirurgiões do Hospital Hermann, no Texas, lhe retiraram uma pedra do rim esquerdo, a 5 de outubro de 1993.
A pedra dos rins mais cara de sempre: a 18 de janeiro de 2006, a pedra retirada dos rins do ator William Shatner, conhecido pelo papel de capitão Kirk da série Star Trek, foi vendida por 25 mil dólares (quase 23 mil euros) ao GoldenPalace.com.