Fundação "la Caixa" promove dinamização das regiões do interior de Portugal

conteúdo patrocinado
1 dez 2023, 08:43
BPI LA CAIXA

Está aberta a 6ª edição do programa Promove da Fundação "la Caixa" em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Esta iniciativa visa dinamizar as regiões do interior do país através de projetos e ideias que impulsionam o desenvolvimento sustentável.

Programa visa contribuir para levar regiões do interior a um futuro de sucesso

Apoiar ideias e projetos para desenvolver o interior do país é essencial na promoção do futuro do interior de Portugal. Criar uma maior coesão territorial e igualitária é uma prioridade para a Fundação ”la Caixa” e para o BPI e, por isso, assumiram a  missão de estimular iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento dos territórios interiores através do programa Promove.  

O objetivo é viabilizar, através de apoios a fundo perdido, projetos-piloto e projetos de investigação de média dimensão, que possam gerar inovação, novos conhecimentos, dinâmica económica e demográfica. Combater a centralização, criar oportunidades e motores de desenvolvimento são alguns dos desafios desta iniciativa, pelo que são valorizados projetos idealmente replicáveis para outras regiões com características semelhantes. 

Candidaturas até 31 de janeiro de 2024. Quem pode concorrer?

O programa Promove é dirigido a empresas privadas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, entidades privadas sem fins lucrativos e centros de investigação, individualmente ou em regime de consórcio, e ainda, na linha de ideias, a estudantes do ensino superior inscritos em Universidades e Institutos Politécnicos localizados nas áreas geográficas abrangidas pelo Programa.
O concurso contempla três categorias: projetos-piloto inovadores, projetos de I&D mobilizadores e ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores. 

Os projetos piloto e as ideias centram-se nas áreas da gestão de recursos naturais, a criação de novos polos de desenvolvimento e inovação e a atração de turistas e novos residentes. 
Os projetos I&D mobilizadores devem estar enquadrados em domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais.

Programa Promove de norte a sul do país

O programa Promove incide em três áreas geográficas de Portugal definidas a partir das NUT - nomenclaturas de unidades territoriais para fins estatísticos.

No Norte, são elegíveis projetos e ideias em todos os municípios das NUTS II Alto Tâmega, Terras de Trás-os-Montes e Douro. 

No Centro, são elegíveis projetos e ideias em todos os municípios das NUTS III Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa. 

No Sul, além dos municípios das NUTS III Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo, são elegíveis os projetos e ideias com localização ou incidência nos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Monchique, bem como nas freguesias de baixa densidade populacional do município de Silves – São Marques da Serra –, Alte, Ameixial, Salir e Querença/Benafim/Tôr do município de Loulé e Cachopo e Santa Catarina de Fonte do Bispo do município de Tavira, pertencentes à NUT III Algarve.

Balanço positivo

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua ação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destinou 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. O Programa Promove é um dos marcos neste que tem sido o trajeto traçado pela Fundação ”la Caixa”. Em cinco edições apoiou 70 projetos e 31 ideias inovadoras, num valor total de perto de 11,8 milhões de euros.