Estes coelhinhos de Páscoa tinham um presente inesperado: droga

9 abr 2023, 11:57
Coelhos de Páscoa (Pexels)

Descoberta foi feita na Bélgica por um funcionário da alfândega

São um dos símbolos incontornáveis da Páscoa. Os coelhinhos de chocolate fazem as delícias de miúdos e graúdos. Mas estes, apreendidos esta semana na Bélgica, surpreenderam tudo e todos.

Isto porque os coelhos foram moldados a partir de MDMA sólido, a matéria-prima para comprimidos de ecstasy. Em causa, mais de um quilo, que daria para criar para mais de seis mil comprimidos de ecstasy.

Descoberta feita no aeroporto de Zaventem (AFP/Getty Images)

A descoberta, contou a AFP, foi feita pelo funcionário da alfandega belga, Pol Meuleneire, no aeroporto de Zaventem, Bruxelas. Com recurso a um equipamento que identificou a existência de substâncias químicas, a partir da impressão digital química.

O aparelho não teve dúvidas: era MDMA. Os pacotes seriam enviados para o outro lado do mundo, para Hong Kong.

Pol Meuleneire, com 61 anos, prepara-se para a reforma. O funcionário reconhece que é cada vez mais frequente este tipo de situações: se, no início da carreira, se surpreendia por encontrar 10 gramas de canábis, agora descobertas como a destes coelhinhos da Páscoa são banais.

Em 2022, as autoridades alfandegárias belgas apreenderam cerca de seis toneladas de droga no aeroporto. Em muitos casos, explicou a porta-voz Florence Angelici, são substâncias compradas através da “dark web”.

Aparelho permitiu a identificação clara da substância (AFP/Getty Images)

 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados