Estado com excedente de quase cinco mil milhões de euros no ano passado

Agência Lusa , BCE
31 jan, 18:03
Fernando Medina (LUSA)

O Ministério das Finanças atribui o excedente à subida homóloga do IRS (13,6%) e das contribuições para a Segurança Social (10,7%)

O Estado registou um excedente de 4.330 milhões de euros em 2023, em contabilidade pública, valor que contrasta com o défice de 3.437 milhões de euros em 2022, revelou esta quarta-feira o Ministério das Finanças.

Em comunicado, o ministério tutelado por Fernando Medina refere que a variação observada face ao valor registado no final de 2022 reflete uma melhoria da receita efetiva de 12,1%, suportada sobretudo pela subida homóloga do IRS (13,6%) e das contribuições para a Segurança Social (10,7%).

A contribuir para o resultado apurado no final do ano passado esteve ainda um aumento da despesa efetiva de 9,0%, ajustado das medidas extraordinárias – "traduzindo a redução do volume de medidas relacionadas com a covid-19 e o montante significativo de medidas adotadas para mitigação impacto do choque geopolítico".

Os dados divulgados pelo Governo são na ótica da contabilidade pública, que difere da contabilidade nacional, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e utilizada tradicionalmente nas comparações internacionais e na avaliação de Bruxelas.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados