Deixem-nos ter opiniões estúpidas ou sem fundamento

1 ago 2023, 14:12
Pote e António Silva (Photo by Joao Rico/DeFodi Images via Getty Images)

«DRIBLE DA VACA» - Opinião de Bruno Andrade

Jornalistas erram. Comentaristas não são donos da verdade. Os comunicadores têm total direito de externarem opiniões, sejam elas consistentes, estúpidas ou sem fundamento. Quem tem boca fala o que quer. Quem tem dedos escreve o que bem entender.

Há no futebol português uma triste e bizarra tendência de levantar com a maior tranquilidade do mundo suspeitas sobre toda e qualquer posição tomada em público. Tudo tem um motivo por trás. É o tal domínio dos interesses alheios. Nada (ou quase nada) é visto com naturalidade.

"É preciso dizer o que mandam dizer", "É o tacho de cada dia", "As cartilhas foram feitas para serem seguidas", entre outras acusações levianas. Poucos percebem que pensar pela própria cabeça, mesmo que de forma altamente discutível, é o exercício mais básico do ser humano. 

Acontece comigo. Acontece frequentemente com outros colegas, da televisão ou da escrita. Nos traçam facilmente como um mero produto do meio. Maleáveis. Frágeis. À venda. Antes fosse uma questão de criticar, discordar ou até mesmo não acreditar. Seria compreensível. É do jogo.

Nós, da Comunicação Social, estamos todos suscetíveis às contestações. Dia após dia. Palavras atrás de palavras. Sim, faz parte da exposição da profissão. Nem tudo são flores. Inaceitável é ver a nossa honestidade ser colocada em xeque a todo instante. Sem dó nem piedade.

Deixou de ser uma importante e justa discussão sobre credibilidade. Confiar nesse, não confiar naquele. Concordar com isso, discordar daquilo. É atacar e atacar, sem qualquer filtro. Por pura maldade. Ter uma opinião contrária tornou-se passível de crime inafiançável.

*Bruno Andrade escreve a sua opinião em Português do Brasil

Relacionados

Opinião

Mais Opinião

Mais Lidas

Patrocinados