Defesa volta a ter duas secretarias de Estado. Nuno Melo conta com 'vice' do CDS no ministério

Agência Lusa , BCE
4 abr, 23:09
Nuno Melo, ministro da Defesa Nacional (João Relvas/Lusa)

Álvaro Castello-Branco (CDS) e Ana Isabel Xavier são os novos secretários de Estado da Defesa

O antigo deputado do CDS-PP Álvaro Castello-Branco e a docente e especialista em relações internacionais Ana Isabel Xavier são os dois novos secretários de Estado da Defesa, ministério liderado pelo presidente centrista, Nuno Melo.

De acordo com a lista divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Álvaro Castello-Branco será secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Ana Isabel Xavier secretária de Estado da Defesa Nacional.

O vice-presidente do CDS-PP Álvaro Castello-Branco tem 62 anos, é licenciado em Direito e foi deputado centrista entre 1999 e 2009, regressando ao parlamento entre 2015 e 2019.

Foi também vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e Administrador das Águas de Portugal.

Castello-Branco ia substituir como deputado na Assembleia da República o presidente do CDS-PP e agora ministro da Defesa, Nuno Melo, uma vez que era o nome seguinte na lista pelo Porto indicado pelo partido. Sobe agora para o executivo.

Ana Isabel Xavier é professora associada em Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa e ISCTE, é investigadora integrada no Centro de Estudos Internacionais e conferencista convidada da Academia da Força Aérea.

Exerceu as funções de Subdiretora Geral de Política de Defesa Nacional (2015-2017), Presidente da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (2014-2016) e Presidente da Associação dos Jovens Auditores para a defesa, segurança e cidadania (2009-2013).

Era coordenadora do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, órgão consultivo da direção que preparou as bases do programa eleitoral do partido, na área da Defesa Nacional. É ainda comentadora para os assuntos internacionais da RTP.

No anterior Governo, que tomou posse em março de 2022, o terceiro liderado pelo socialista António Costa, a ministra Helena Carreiras tinha apenas um secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires.

O diplomata substituiu neste cargo Marco Capitão Ferreira, que se demitiu em 07 de julho, dia em que foi constituído arguido no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados