Ainda deu para sonhar. Nuno Borges vence um set mas acaba eliminado do Australian Open

22 jan, 07:10
Nuno Borges na partida com Daniil Medvedev (Louise Delmotte/AP)

Primeiro português a chegar aos oitavos de final do torneio caiu de pé perante um dos melhores jogadores da atualidade

Na estreia em grandes palcos do circuito mundial de téns, Nuno Borges mostrou desde cedo muita coragem perante um claríssimo favorito nos oitavos de final do Australian Open. A Daniil Medvedev bastou deixar o jogo correr, com o português a assumir quase sempre as despesas do jogo, mas a acabar traído por várias falhas, muitas delas não forçadas.

O tenista natural da Maia, que está no 69.º lugar do ranking ATP, não conseguiu contrariar o favoritismo de Medvedev, duas vezes finalista do major australiano, em 2021 e 2022, que venceu em três horas e sete minutos por 6-3, 7-6 (7-4), 5-7 e 6-1.

Depois de ser apenas o segundo português a chegar a uns oitavos de final de um Grand Slam - João Sousa tinha feito o mesmo em 2018 e 2019, no US Open e em Wimbledon, respetivamente - Nuno Borges é, assim, eliminado do Australian Open.

No principal estádio do torneio, a Rod Laver Arena, o russo, de 27 anos, vencedor do Open dos Estados Unidos em 2021, quebrou o serviço de Nuno Borges a meio do primeiro parcial e garantiu a vitória por 6-3.

Apesar de tudo é preciso dizer que o português deu luta. Fez grandes jogos de serviço e só concedeu o segundo set no tie break. Ao terceiro set, e depois de estar a perder por 5-2, Nuno Borges "renasceu" para um 7-5, vencendo cinco jogos consecutivos, incluindo com a quebra de serviço do adversário por três vezes.

Daniil Medvedev respondeu no quarto parcial em Melbourne Park, quebrando o serviço do português, de 26 anos, por duas vezes para concluir a partida em 6-1.

Apesar da derrota, Nuno Borges fez história ao ser o primeiro português a alcançar uma vaga nos oitavos de final do quadro de singulares do Australian Open, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada.

Nuno Borges tornou-se ainda o segundo tenista português entre os 16 melhores jogadores de um major, depois João Sousa ter chegado à quarta ronda no US Open, em 2018, e em Wimbledon, em 2019.

Daniil Medvedev vai defrontar nos quartos de final do chamado Happy Slam o polaco Hubert Hurkacz, nono do ranking ATP, que venceu o francês Arthur Cazaux, vindo da qualificação.

Desportos

Mais Desportos

Patrocinados