Níger: Macron anuncia regresso de embaixador e de militares franceses

Agência Lusa , PF
24 set 2023, 20:54
Níger (AP Photo/Sam Mednick, File)

Segundo o presidente, os 1.500 militares franceses vão partir "nas próximas semanas e meses" e a retirada será total "até ao fim do ano". Estes militares estavam destacados para a luta contra o terrorismo na região

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou este domingo o regresso "nas próximas horas" da embaixador de França em Niamey, Niger, e a saída das tropas francesas do país até ao fim do ano.

"A França decidiu que o seu embaixador deve regressar" e "vamos pôr fim à cooperação militar com o Níger", declarou Macron, numa entrevista televisiva.

Segundo o presidente, os 1.500 militares franceses vão partir "nas próximas semanas e meses" e a retirada será total "até ao fim do ano". Estes militares estavam destacados para a luta contra o terrorismo na região.

A junta militar no poder no Níger ordenou em finais de agosto a expulsão do embaixador francês em Niamey, Sylvain Itté, e retirou-lhe a imunidade.

O prazo para a saída do embaixador já tinha terminado, mas a França não lhe pediu para regressar por não reconhecer a legitimidade da junta militar que está a governar o Níger após o golpe de Estado de 26 de julho.

África

Mais África

Patrocinados