Do Céu Caiu uma Estrela ou Feliz Natal, Charlie Brown? Qual o melhor filme de Natal? Tom Hanks e outras celebridades partilham os seus filmes preferidos

CNN , Janelle Davis e Matt Stiles
1 dez 2022, 10:00
Filmes populares de Natal

Chegou aquela altura do ano que é boa para nos aconchegarmos no sofá com um chocolate quente e vermos aquele tipo de filmes de que todos gostamos: os filmes de Natal

Se estiver à procura de muita nostalgia e da magia festiva, há uma lista interminável de clássicos de Natal como Do Céu Caiu uma Estrela, Milagre em Manhattan e Férias Frustradas de Natal.

E, para além disso, tem também os filmes mais recentes, que conquistaram um lugar nas listas anuais, tais como Elfo, O Expresso Polar e Klaus, sendo este último um favorito pessoal (que recomendo vivamente). 

O género mais popular de filme de Natal é a comédia, de acordo com o IMDb. No topo da lista para esta categoria está o sucesso dos anos 90 Sozinho em Casa com uma classificação de 7,7 em 10.

“Não importa quando ocorrem – filmes modernos ou de época - os filmes de Natal e os especiais de televisão são sempre sobre alguém que perdeu a sua fé na humanidade, e depois a recupera. Alguém que é salvo por outras pessoas que são amáveis”, disse Tom Hanks à CNN, ator que protagonizou O Expresso Polar e Você Tem uma Mensagem (sim, há quem junte este romance à sua lista de Natal).

Conversámos com Hanks e com algumas outras celebridades, juntamente com vários jornalistas da CNN, sobre os seus filmes de Natal favoritos. Saiba como algumas das suas escolhas se comparam com a opinião popular.

Tom Hanks: Feliz Natal, Charlie Brown

Género: Animação

Lucro: Não listado

Data de lançamento: 9 de dezembro de 1965

Classificação IMDb: 8.3

Curiosidade: Este especial de televisão foi montado em poucas semanas para satisfazer as exigências de transmissão. Algumas das pessoas envolvidas na sua produção pensaram que ia ser um flop, mas foi um êxito imediato.

“Dura provavelmente cerca de 24 minutos, mas o tempo parece parar quando vejo o Snoopy a construir a sua casota de cão com todas as decorações, as luzes, e depois ganha o prémio de primeiro lugar. É ótimo ver aqueles miúdos ensaiar a sua peça de Natal. Sentimos logo o Natal a chegar quando vemos o Snoopy e o Charlie Brown”, disse Hanks à CNN.

Ron Howard: Do Céu Caiu uma Estrela

Género: Drama

Lucro: Não listado

Data de lançamento: 20 de dezembro de 1946

Classificação IMDb: 8.6

Curiosidade: Este clássico de Jimmy Stewart tem a classificação mais alta de qualquer filme de Natal no IMDb.

“Não sei quantas vezes já vi Do Céu Caiu uma Estrela. Acho que é uma das histórias mais fascinantes para revisitar e nunca a vi sem ter tido um momento para considerar a questão temática central: Será que temos consciência da forma como podemos afetar as pessoas à nossa volta e do efeito contagiante que podemos criar?

Quem não chora quando vê Jimmy Stewart a redescobrir-se a si próprio e ao seu desejo de viver? Num mundo realmente complicado, difícil, frustrante, um mundo condenável, nesse sim, a escolha de nos envolvermos e vivermos é importante e qualquer pessoa pode ter o seu papel importante. Este filme era poderoso na altura em que saiu e é poderoso agora. Na verdade, agora é ainda mais poderoso”, afirmou Howard.

Bobby Flay: Elfo

Género: Comédia

Lucro: $255 milhões (arredondado)

Data de lançamento: 9 de outubro de 2003

Classificação IMDb: 7

Curiosidade: O slogan deste filme era: “Neste feriado, vem descobrir o teu elfo interior”

“O meu filme de Natal favorito é o ‘Elfo’. Penso que Will Ferrell é um génio cómico. A minha cena favorita no filme é quando ele pensa que encontra a maior

Abby Phillip, da CNN: Espírito do Desejo

Género: Familiar

Lucro: 92 milhões de dólares (arredondado)

Data de lançamento: 13 de dezembro de 1996

Classificação IMDb: 5.6

Curiosidade: Este filme não está oficialmente marcado como um “filme de Natal” pelo IMDb, mas sim pelo The Movie Database.

“O meu filme de Natal favorito é o Espírito do Desejo. É o melhor filme de Natal. Tem a Whitney Houston, o Denzel Washington, e tem uma história de um anjo que quase tem um caso com a mulher do reverendo. Quer dizer...nada pode ser melhor que isto. 

Vejo-o todos os anos, várias vezes, durante a época natalícia, mas adoro vê-lo no dia de Natal e adoro ouvir a banda sonora. A banda sonora desse filme é espantosa. É um filme de Natal tão divertido e é um pouco atrevido como todos os filmes de Natal”, declarou Phillip.

Dr. Sanjay Gupta: Sozinho em Casa 

Género: Comédia

Lucro: $592 milhões (arredondado)

Data de lançamento: 16 de novembro de 1990

Classificação do IMDb: 7.7

Curiosidade: Sozinho em Casa é o “filme de Natal” mais popular no IMDb, de acordo com a pontuação interna do site que considera as pesquisas dos utilizadores e outras métricas.

“Aquele que me faz sempre pensar imediatamente no Natal é o ‘Sozinho em casa’. Leva-me imediatamente ao Natal. Esse é o filme com que eu e as minhas três filhas adolescentes nos vamos enroscar no sofá a ver de certeza”, afirmou Gupta.

Dana Bash: O Amor Acontece (e Do Céu Caiu uma Estrela)

Género: Comédia

Lucro: $87 milhões

Data de lançamento: 7 de setembro de 2003

Classificação do IMDb: 7.6

Curiosidade: Para o 20º aniversário do filme, Hugh Grant, Laura Linney, Emma Thompson, Bill Nighy e Thomas Brodie-Sangster irão participar numa reunião especial.

“Não consigo sequer pensar na véspera de Natal sem pensar no filme ‘Do Céu Caiu uma Estrela’ e em Jimmy Stewart porque fazem parte da minha infância. É o que a nossa família fazia. Aconchegávamo-nos no sofá - ou quando eu era pequena sentava-me na cadeira grande com o meu pai - e víamos o filme porque era o filme preferido do meu pai.

Ultimamente, o meu filme de Natal favorito tem sido ‘O Amor Acontece’. Simplesmente porque me faz sentir tão feliz com a forma como termina. É uma mensagem tão positiva. É tão engraçado. É um clássico. Se ‘O Amor Acontece’ estiver a passar na televisão e eu, por acaso, puser nesse canal, acabou-se...vou ter de o ver até ao fim. É mesmo o melhor filme de Natal”, afirmou Bash.

Jake Tapper: O Assalto ao Arranha-Céus

Género: Ação

Lucro: $161 milhões (arredondado)

Data de lançamento: 1988

Classificação do IMDb: 8.2

Curiosidade: Assalto ao Arranha-Céus é o filme de ação mais bem classificado da “lista de Natal” do IMDb.

“O meu filme de Natal favorito é, sem dúvida, o Assalto ao Arranha-Céus. Sei que isto é uma opinião controversa, mas o ‘Assalto ao Arranha-Céus’ é claramente um filme de Natal. Passa-se na época natalícia e há muitos temas ao longo do filme sobre o Natal. O nome da esposa dele é Holly, pelo amor de Deus.

Tem todos os elementos que se querem num filme de Natal: regresso a casa, amor e muita matança de terroristas”, disse Tapper.

Dr. Anthony Fauci: Milagre em Manhattan

Género: Comédia

Lucro: Não-listado

Data de lançamento: 4 de junho de 1947

Classificação do IMDb: 7.9

Curiosidade: Este clássico teve um remake em 1994 pelo realizador Les Mayfield. O segundo tem uma classificação de 6.6 no IMDb. 

“O meu filme de Natal favorito é o Milagre em Manhattan. Traz-me de volta à minha infância, porque foi feito quando eu era criança e víamo-lo todos os Natais. Tinha aquele aconchego inocente do Natal, a inocência da infância”, contou Fauci à CNN.

Sara Sidner: Uma História de Natal

Género: Comédia

Lucro: $60 milhões (arredondado)

Data de lançamento: 18 de novembro de 1983

Classificação do IMBd: 7.9

Curiosidade: Peter Billingsley regressa como um “Ralphie”, agora adulto, num conjunto de sequelas que se prevê ser lançado este ano.

“Vejo-o todos os anos pelo menos duas vezes por ano. Costumava tê-lo a passar na televisão 24 horas por dia. Vais disparar contra o teu olho miúdo, é como se fizesse parte da minha vida. É como se fosse o guião da minha vida. Eu era uma criança muito ativa e consigo mesmo imaginar-me naquele cenário com os rufias e tudo mais.

O narrador desse filme é como a voz de Deus para mim. Faz emergir todas as maravilhas e mágoas da infância que se podem imaginar. Gostei tanto que a certa altura fui a Cleveland e fui ver a casa onde foi filmado”, contou Sidner.

Kate Bolduan: SOS Fantasmas

Género: Comédia

Lucro: $155 milhões (arredondado)

Data de lançamento: 22 de novembro de 1988

Classificação do IMDb: 6.9

Curiosidade: O IMDb marca este conto de fantasmas guiado por Bill Murray como uma comédia, mas o The Movie Database classifica-o como um filme de fantasia.

“Existe apenas um e não pode ser debatido. É o melhor filme de férias de Natal de todos os tempos, que é o SOS Fantasmas. Bill Murray a interpretar Frank Cross: Um ser humano encantadoramente terrível, cíclico e horrível. E depois, à moda clássica das canções de Natal, dá a volta a tudo. O que me lembro sempre é que Frank Cross é um executivo de televisão. Portanto, há esperança para todos nós, disse Bolduan.

Ana Cabrera: Rudolfo, a Rena de Nariz Vermelho

Género: Animação

Data de lançamento: 6 de dezembro de 1946

Classificação do IMDb: 8

Curiosidade: Este estimado filme de animação – lançado como um especial de televisão – está entre os mais curtos da “lista de Natal” do IMDb, com uma duração de apenas 47 minutos. 

“Quem não adora o Rudolfo? Lembro-me que, ao crescer, este era o único filme que tínhamos sempre de ver. É um filme que fica connosco. É tão bom: as personagens, a mensagem, a magia. Mesmo enquanto adulta, é aquele que eu quero que os meus filhos vejam todos os anos, porque ainda o adoro tanto como o adorava na altura”, contou Cabrera.

Artes

Mais Artes

Patrocinados