Foragido desde 2016, 'El Doctor' vai finalmente cumprir 11 anos de prisão em Portugal por narcotráfico

CNN Portugal , JAV
9 mar, 11:03

Luís Macias Nieto tinha sido detido e julgado em Lisboa em 2012, mas acabou por ser libertado "por se terem esgotado os prazos de prisão preventiva" antes da condenação. Esta semana, PJ foi buscá-lo para vir cumprir pena por tráfico agravado de estupefacientes.

A Polícia Judiciária (PJ) enviou esta semana uma equipa à Colômbia para trazer para Portugal Luís Macias Nieto, um importante narcotraficante preso no país e que aguardava extradição para Lisboa, onde terá de cumprir 11 anos de pena de prisão por tráfico de estupefacientes agravado.

Em comunicado divulgado pela direção nacional este sábado, a PJ indica que “o extraditado, que no meio criminal internacional era conhecido pela alcunha de ‘El Doctor’, foi condenado pela justiça portuguesa em processo iniciado” a 31 de julho de 2012, na sequência de uma operação da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ na Costa de Caparica.

No decurso dessa operação, adianta a mesma fonte policial, foi detido Luís Macias Nieto “e outros quatro indivíduos, todos estrangeiros”, na posse de “mais de 340 quilos de cocaína, de elevado grau de pureza”.

Na sequência do processo, e depois de “El Doctor” ter sido condenado em primeira instância, “o extraditado, de nacionalidade colombiana, acabou por ser libertado por se terem esgotado os prazos de prisão preventiva antes da referida condenação ter transitado em julgado” e “enquanto o recurso interposto pela defesa se encontrava pendente no Tribunal da Relação de Lisboa”.

Depois de ter sido libertado, Macias Nieto desapareceu, tendo sido posteriormente localizado e detido em Espanha e extraditado para os Estados Unidos, cujas autoridades tinham emitido um mandado internacional de captura contra ele por crimes semelhantes praticados no país.

O narcotraficante acabaria por vir a ser detido na Colômbia em maio de 2022.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados