Especialista explica lesão de CR7: «Um atleta como ele vai recuperar»

4 jun 2014, 14:56

Paulo Amado diz que Ronaldo pode não estar a cem por cento na estreia frente à Alemanha

Cristiano Ronaldo vai recuperar a tempo de defrontar a Alemanha, a 16 de junho, na estreia de Portugal no Campeonato do Mundo, mas dificilmente estará a cem por cento, segundo explicou um especialista à TVI. Paulo Amado, médico ortopedista e mestre em medicina desportiva, considera que a lesão é complicada para uma recuperação em tão pouco tempo, mas acredita «capacidade fantástica» do internacional português.

Primeiro uma explicação sobre o que é a tendinose rotuliana. «Não é um nome tão vulgar como a tendinite rotuliana, são coisas diferentes. É mais grave porque é um processo que se arrasta mais tempo, é mais crónico, não é agudo como a tendinite que aparece e desaparece rapidamente. A tendinose pode-se localizar na mesma zona do que a tendinite, abaixo da rótula», começa por destacar.

Uma lesão que, pelo tempo que leva a recuperar, pode condicionar a participação de Cristiano Ronaldo na fase final do Campeonato do Mundo. «Estou convencido, perante este diagnóstico, que ele vai ser poupado nestes jogos e um atleta com a capacidade dele tem um índice de recuperação fantástico. Agora é uma lesão que dificilmente pode ser recuperada neste período de tempo até porque são um tipo de lesões relacionadas com o overusing, isto é, o atleta não parou, não teve tempo de paragem, não teve tempo para o tratamento adequado», prosseguiu.

Uma lesão que não é grave, mas que precisa de tempo para ua recuperação total. «Não é perigoso, as possibilidades de romper o tendão rotuliano são mínimas, embora possa acontecer. Provavelmente podemos não ter o Cristiano que estamos habituado a ver, mas um atleta como ele vai recuperar. Julgo que frente à Alemanha já estará em condições. Provavelmente não poderá fazer o jogo todo ou eventualmente poderá estar condicionado no seu índice desportivo, mas estou convencido que sim», referiu ainda.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados