António Oliveira: «É muito difícil parar a vontade e o hábito de vencer desta equipa»

12 fev 2002, 23:37

Seleccionador nacional antecipa Espanha-Portugal O seleccionador nacional confia numa vitória perante a selecção espanhola, no amigável desta quarta-feira.

Testar capacidades e correr riscos. São estes os objectivos que António Oliveira espera concretizar frente à selecção espanhola, em jogo de preparação para o Mundial 2002 marcado para esta quarta-feira.

«É nestas alturas que se devem testar capacidades. Em termos individuais não há dúvida do nosso valor, mas no aspecto colectivo é importante fazer estes jogos e correr alguns riscos. Não é fácil marcar jogos com adversários desta qualidade, embora com a Espanha seja mais fácil, por estar aqui ao lado», afirmou o técnico esta terça-feira.

Confrontado com as estatísticas que dizem que a selecção nacional nunca venceu em Espanha, o técnico português recorda que também ele nunca perdeu com os espanhóis e nessa lógica o resultado seria o empate.

Estatísticas à parte, na selecção reina a vontade de vencer: «É muito difícil parar a vontade e o hábito de vencer desta equipa. Vamos testar-nos a nós próprios e é preciso ser cada vez mais forte mentalmente», revelou o técnico português. «Temos de encarar os amigáveis como os outros jogos. Esta selecção tem crescido e pode continuar a crescer para poder chegar perto das equipas grandes», continuou.

Entre as selecções portuguesa e espanhola, António Oliveira encontro apenas uma vantagem: «São duas selecções iguais em muitos pontos de vista. A Espanha tem, se calhar, a vantagem de ter mais experiência. Nós temos apenas três presenças em Mundiais».

Acima de tudo, o desejo do seleccionador é que neste encontro se jogue bom futebol: «Será um encontro de grande fervor entre formações que são grandes potencias e que têm respeito mútuo. Estarão em campo excelentes jogadores e poderá ser um grande espectáculo».

Patrocinados