Presidente da FIFA pondera Mundial com 48 equipas

3 out 2016, 21:10
Gianni Infantino (Reuters)

Gianni Infantino quer aumentar número de seleções em prova para 2026

O presidente da FIFA admitiu esta segunda-feira estar a ponderar aumentar o número de equipas presentes no Mundial 2026.

Em visita à Colômbia, Gianni Infantino falou na hipótese de aumentar em dezasseis o número de equipas, dos atuais 32 para 48, na competição a disputar-se nesse ano, e cujo local só será revelado em maio de 2020.

«O nosso papel é desenvolver o futebol, e por isso eu, na minha campanha, propus um Mundial (em 2022, no Catar), de 40 equipas, oito mais do que o atual», afirmou o dirigente, explicando de seguida os procedimentos de qualificação.

«Os 16 melhores classificam-se para a fase de grupos, e os restantes 32 depois jogam um playoff, três dias antes de começar o Mundial (na própria sede) para determinar os outros 16 e assim ter as 32 equipas definitivas.»

Infantino justifica este aumento de seleções em prova com o facto de uma competição como um Mundial conseguir mobilizar países inteiros em torno do futebol.

«Se a Colômbia classificar-se, todo o país vive em euforia, há felicidade, mas se é eliminado há tristeza, é uma tragédia nacional. Isso demonstra a força do futebol e do Mundial», vincou Infantino.

Patrocinados