Surf: Teresa Bonvalot garante qualificação olímpica

18 abr 2023, 15:34

Surfista portuguesa vai estar em Paris 2024

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, a realizar em Paris. 

Esse lugar foi confirmado nesta terça-feira pela Associação de Surf Internacional (ISA), tendo em conta a 17.ª posição no ranking da Liga Mundial de Surf (WSL).

Teresa Bonvalot repete assim a presença de Tóquio, em 2020, ano de estreia olímpica do surf.

«A qualificação para os Jogos de 2024 era um objetivo. Já tinha isso em mente depois dos Jogos em Tóquio e poder ter tido este ‘check’, é mais um sonho tornado realidade… poder estar nos meus segundos Jogos, poder lutar e levar a bandeira ao mais alto nível. Acho que é dos maiores sonhos para qualquer atleta e eu estou supercontente e supermotivada para tal», afirmou a surfista à agência Lusa.

Teresa Bonvalot assegurou uma das oito vagas atribuídas através do circuito mundial da WSL, tal como a francesa Johanne Defay, a costa-riquenha Brisa Hennessy e a brasileira Tatiana Weston-Webb, deixando quatro vagas ainda em aberto (disputadas por surfistas norte-americanas e australianas).

A competição olímpica de surf vai ser disputada na Polinésia Francesa, bem longe de Paris.

«Eu acho que faz [diferença], mas é a realidade e nós temos de olhar para o que temos e para o que é e para o que vai haver. Desta forma, vai ser um bocadinho longe da cidade olímpica, de tudo, mas acredito também há de ser algo muito especial e esperemos que as ondas também estejam perfeitas», afirmou Teresa Bonvalot.

Portugal ainda pode garantir mais entre as 22 vagas, através dos Mundiais ISA de 2023 (El Salvador, de 30 de maio a 7 de junho) ou 2024 (Porto Rico).

Teresa Bonvalot é a quarta presença portuguesa confirmada nos Jogos Olímpicos de 2024, depois dos nadadores Camila Rebelo (200m costas), Diogo Ribeiro (50 e 100m livres e 100m mariposa) e Miguel Nascimento (50m livres).

VEJA, NA GALERIA ASSOCIADA, OS PORTUGUESES JÁ GARANTIDOS EM PARIS2024

Patrocinados