Xadrez: Garry Kasparov vai regressar à competição

6 jul 2017, 15:05
Kasparov no Porto [EPA/JOSE COELHO

12 anos depois, o antigo campeão do mundo vai voltar a participar num torneio do circuito mundial

O ex-campeão do mundo de xadrez, Garry Kasparov anunciou esta quinta-feira o regresso à competição num torneio do circuito mundial que vai ter lugar em St. Louis, nos Estados Unidos. Trata-se de um retorno 12 anos depois de se ter retirado.

«A história está em St. Louis. Os melhores jogadores do passado e do presente irão enfrentar-se nos Estados Unidos. O lendário campeão do mundo Garry Kasparov vai sair da aposentadoria para jogar contra os melhores talentos de xadrez moderno», anunciou a organização do evento, em comunicado.

Apesar do regresso, o jogador russo Kasparov não confirmou se será de forma permanente.

«Eu tenho a impressão que vou aumentar a média da idade [de jogadores de xadrez] e diminuir a minha posição no 'ranking'», escreveu Kasparov, de 54 anos, no Twitter.

Garry Kasparov, considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, dominou o xadrez entre 1985 e 2000. Além disso, foi um dos criadores do 'Grand Chess Tour', um circuito que reúne os melhores jogadores do mundo.

O torneio de St. Louis, que se vai realizar de 14 a 19 de agosto, conta com a presença de dez jogadores, incluindo seis membros do «Grande Chess Tour».

Patrocinados