OFICIAL: Neemias Queta assina contrato "standard" com os Boston Celtics

9 abr, 08:27
Neemias Queta (AP)

Basquetebolista português já pode jogar playoffs da NBA

O basquetebolista internacional português Neemias Queta assinou um contrato "standard" com os Boston Celtics e poderá, assim, participar nos playoffs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou o clube do Massachusetts, na noite de segunda-feira.

«O Boston Celtics anuncia hoje [ndr: segunda-feira] que assinou um contrato com Neemias Queta. De acordo com a política da equipa, os termos do acordo não foram divulgados», pode ler-se, no comunicado da equipa, que no último defeso tinha recrutado o poste luso, num contrato de duas vias (two-way contract), o que faz com que jogue na equipa principal (embora sem poder jogar nos play-offs), mas também com que jogue nos Maine Celtics, que disputam a G League.

De acordo com a HoopsHype, o vínculo é válido por duas épocas – o que resta desta e a de 2024/25 –, e contempla uma opção de equipa, o que significa que Queta só jogará ao serviço dos Celtics na próxima temporada se a franquia de Boston acionar essa mesma opção.

Neemias Queta tem estado nos últimos dias com a equipa secundária, que ajudou no domingo a chegar à final da G League, ao somar 16 pontos e 19 ressaltos no triunfo por 99-77 face aos Long Island Nets, a segunda equipa dos Brooklyn Nets.

Pelos Boston Celtics, o português já cumpriu na temporada 2023/24 um total de 26 jogos, com médias de 4,6 pontos, 4,1 ressaltos, 0,6 desarmes de lançamento, 0,5 assistências e 0,4 roubos de bola, em 11,4 minutos.

A formação de Joe Mazzulla tem sido a grande dominadora da fase regular da NBA, somando 62 vitórias e 16 derrotas, que já lhe garantiram a vitória na Conferência Este e vantagem casa em todas as rondas dos playoffs, inclusive numa possível final.

Os Milwaukee Bucks, segundos colocados no Este, só podem chegar aos 51 triunfos, enquanto os Minnesota Timberwolves e os Denver Nuggets, que partilham a liderança no Oeste, nunca poderão ultrapassar as 58 vitórias.

Em três anos na NBA, Neemias Queta conta 46 jogos, 26 deles pelos Boston Celtics, que o contrataram na presente temporada. Tem ainda 20 pelos Sacramento Kings, 15 em 2021/22, na época de rookie, e apenas cinco em 2022/23.

O poste internacional português, de 24 anos, foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do draft da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição.

[artigo atualizado]

Relacionados

Patrocinados