Mundiais de Canoagem: Fernando Pimenta na final de K1 500

25 ago 2023, 11:41
Fernando Pimenta (EPA/Keld Navntoft)

Canoísta português teve de enfrentar um dilúvio, mas garantir lugar na final em Duisburgo, Alemanha

O canoísta Fernando Pimenta está na final K1 500 dos Mundiais de Canoagem, que vai disputar esta tarde em Duisburgo, Alemanha. No entanto, teve de enfrentar condições adversas para lá chegar. Durante a prova, o canoísta do Benfica fez frente a um dos maiores dilúvios da sua carreira 

Na semi-final, Pimenta e os restantes oito atletas estavam prontos para competir quando trovões e uma chuva torrencial ameaçaram adiar mais uma vez o cronograma da prova.

Devido à alerta de mau tempo, a organização reajustou o calendário da manhã, adiando-o por cerca de uma hora e meia: a final de Pimenta está agora agendada para as 13:04, horas de Lisboa.

Antes desta alteração, Alex Santos e Floriano Jesus, já sob chuva, qualificaram-se para a final da classe adaptada KL1, garantindo um lugar nos Paralímpicos de Paris 2024.

Pimenta, que completou a prova em 1.38,032 minutos, alcançou o segundo lugar, ficando entre dois campeões mundiais desta distância: o húngaro Balint Kopasz, também campeão olímpico em K1 1.000 metros em Tóquio 2020 (onde Pimenta conquistou o bronze), e o checo Josef Dostal.

No sábado, Pimenta enfrentará um dia crucial, pois terá de ficar entre os seis melhores do mundo para garantir um lugar em Paris 2024 na categoria K1 1.000 metros.

Os Mundiais de Duisburgo contam com a participação de cerca de 2.000 canoístas de 95 países.

Patrocinados