Ciclismo: ONCE «segura» da participação de Galdeano no Tour

30 abr 2003, 20:01

Galdeano, dopado ou não? A equipa acredita que a UCI será mais forte na interpretação do caso Gonzalez Galdeano.

A equipa espanhola ONCE acredita que o seu ciclista Gonzalez de Galdeano vai poder participar na Volta a França, apesar da suspensão de seis meses com que foi penalizado devido a alegada utilização de produtos dopantes.

Galdeano acusou salbutamol a 12 de Julho de 2002. A União Ciclista Internacional (UCI) considerou tratar-se de um caso com justificação médica «em conformidade com o regulamento»- a substância é usada em medicamentos de combate à asma- e não penalizou o ciclista da ONCE. No entanto, o Conselho para a Prevenção e Luta contra a Dopagem (CPLD) francês considerou tratar-se de um produto dopante e suspendeu Galdeano.

Face aos diferentes entendimentos da situação, a ONCE mostrou-se hoje «tranquila e segura» de que o ciclista vai correr na Volta a França.

Pela parte da UCI, não há reacções ainda à decisão francesa. «A UCI vai manifestar a sua posição dentro de alguns dias», afirmou um porta-voz daquele organismo.

Na época passada, Gonzalez de Galdeano vestiu a camisola amarela da Volta a França durante sete dias. É considerado um dos ciclistas que poderia causar dores de cabeça ao norte-americano Lance Armstrong (US Postal), que competirá na prova à procura do seu quinto triunfo consecutivo.

Patrocinados