Juan Diaz (voleibol): «Queremos consolidar lugar entre melhores do continente»

1 mai 2003, 16:41

Técnico cubano cumpre dois anos à frente da selecção O Europeu assume-se como o próximo passo na carreira da equipa portuguesa, comandada há dois anos por Juan Diaz.

A selecção nacional de voleibol vai defrontar no próximo dia 9 de Maio a Eslováquia, em jogo de qualificação para o Europeu da modalidade, que se jogará na Alemanha. Depois da surpresa causada no Mundial, com um inesperado oitavo lugar, a equipa das quinas aponta agora à competição maior do velho continente com a intenção de consolidar o estatuto conseguido em Buenos Aires.

A Eslováquia, que neste momento soma os mesmo cinco pontos de Portugal no grupo 4 de qualificação, assume-se como um dos rivais directos da equipa nacional. O conjunto orientado por Juan Diaz parte, no entanto, na liderança do quarteto, uma vez que ganhou oito sets nos jogos já realizados.

O programa de Portugal em Istambul, cidade turca onde se realiza a qualificação, inclui ainda um encontro com a equipa da casa, a 10 de Maio, e outro com a Ucrânia, a 11 daquele mês.

Para já, a preparação começou com quatro jogos-treino frente à Finlândia. Portugal empatou o último dos encontros (2-2) e perdeu os outros três (2-3, 0-4 e 1-3), mas o cubano Juan Diaz, seleccionador nacional, não deixa de dar nota positiva ao trabalho. «Os estágios são sempre positivos. Esta é a primeira fase de preparação. Fomos aumentando o rendimento e terminámos a bom ritmo, embora não tendo jogadores fundamentais», afirma, referindo-se aos atletas que se encontram ao serviço dos clubes, na decisão do novo campeão nacional.

Cubanos chegam a 4 de Maio

O programa português inclui ainda um estágio com Cuba, equipa com tradição na modalidade e que deverá chegar ao nosso país a 4 de Maio. Mesmo assim, o treinador assume que «a preparação é muito curta», mas mostra-se confiante para o desempenho dos seus homens.

Portugal já venceu a Eslováquia e Juan Diaz sublinha que a equipa lusa é neste momento mais madura. «Os jogadores têm muito mais experiência. A nossa equipa solidificou-se e esperamos ter bons resultados», confessa.

A qualificação para o Europeu é agora a prioridade. Caso se assegure o lugar, Juan Diaz não teme revelar qual o próximo objectivo. «Já estamos praticamente na elite. Queremos consolidar o lugar entre os melhores do continente», assume. «O mais difícil não é obter o lugar, mas mantê-lo e melhorá-lo», frisa.

Leia ainda:

Juan Diaz: o sucesso transposto para Portugal

Voleibol: o caminho da selecção até ao Europeu

Voleibol: Liga Mundial com o azar à porta

Patrocinados