Incêndio num lar de idosos em Milão faz pelo menos seis mortos e mais de 80 feridos

Agência Lusa
7 jul 2023, 07:52
Incêndio num lar de idosos em Itália GABRIEL BOUYS/AFP via Getty Images)

As causas do incêndio ainda não são conhecidas

Seis residentes de um lar de idosos morreram e mais de 80 ficaram feridos num incêndio que deflagrou esta madrugada, em Milão, no norte de Itália.

"Seis pessoas morreram e muitas outras foram levadas para o hospital por inalação de fumo. Os bombeiros resgataram dezenas de outros residentes", indicou na rede social Twitter o corpo de bombeiros da capital da Lombardia, acrescentando que as causas do incêndio ainda não eram conhecidas.

De acordo com as agências de notícias italianas, 81 pessoas ficaram feridas, duas das quais em estado grave.

O autarca de Milão, Giuseppe Sala, que se deslocou ao local nas primeiras horas da manhã, explicou que, devido ao estado de saúde dos residentes, estes tiveram de ser retirados "um a um".

"Podia ter sido pior, mas seis mortos continua a ser um número muito elevado e esperamos que não se juntem as duas pessoas hospitalizadas que estão numa situação delicada", disse Sala.

O alarme foi dado pelo pessoal de serviço, o que permitiu conter as chamas, uma vez que apenas um quarto foi afetado, mas o problema foi o fumo que rapidamente se espalhou por toda o lar.

Dois doentes foram hospitalizados em código vermelho, o mais grave, enquanto os restantes apresentavam sintomas mais ligeiros.

Quanto às causas, "a principal hipótese é a de um incêndio acidental, mas tudo está por apurar", explicaram os bombeiros aos meios de comunicação social.

A residência é propriedade do município e gerida pela cooperativa Proges, que controla 300 centros deste tipo em 11 regiões e acolhe idosos com diferentes níveis de dependência, mas sem necessidade de cuidados hospitalares.

Europa

Mais Europa

Patrocinados