Metro de Lisboa antecipa retoma da circulação na Linha Azul para as 06:30 de segunda-feira

Agência Lusa , PF
9 abr 2023, 16:39
Estação de metro da Reboleira (foto: Jaime Silva/Flickr)

Na quinta-feira, o ML previa que a circulação nesta linha fosse apenas retomada às 16:30 de terça-feira

A circulação na linha Azul do Metropolitano de Lisboa vai ser restabelecida a partir das 06:30 de segunda-feira, antes do previsto, após ter estado três dias interrompida para instalação do novo sistema de sinalização, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa (ML) refere que a reabertura da circulação na linha Azul, que liga as estações de Santa Apolónia (Lisboa) à Reboleira (Amadora), ocorre um dia antes da data inicialmente prevista.

Na quinta-feira, o ML previa que a circulação nesta linha fosse apenas retomada às 16:30 de terça-feira.

“Esta antecipação resulta dos esforços desenvolvidos pelo Metropolitano de Lisboa no sentido de minimizar os constrangimentos causados aos clientes pelo encerramento por três dias da linha Azul, conseguindo otimizar o calendário dos trabalhos inicialmente previsto”, sublinha a nota da transportadora.

A interrupção da circulação na linha Azul deve-se à realização de um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios denominado Communications-Based Train Control (CBTC).

Durante este período, a empresa recomenda a utilização de transporte alternativo à superfície, com a rodoviária Carris a reforçar o serviço nas carreiras 726, 746, 759 e 767.

Foram reforçados os seguintes percursos, em ambos os sentidos: Sapadores - Pontinha (centro) na carreira 726; Marquês de Pombal - Estação Damaia na carreira 746; Restauradores - Estação Oriente na 759; e Reboleira (Metro) - Campo Mártires da Pátria

Segundo uma nota da Carris, existem ainda outras carreiras que poderão servir de alternativa, nomeadamente a 701, 716, 728, 729, 732, 735, 744, 754, 768, 778, 55B, 58B, 781, 782 e 794.

O novo sistema de sinalização CBTC integra o projeto de modernização do Metropolitano de Lisboa e será alargado às linhas Amarela e Verde, de forma “a permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente”.

O projeto de modernização prevê um investimento de 114,5 milhões de euros na sinalização das três linhas e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema CBTC.

País

Mais País

Patrocinados