Proteção Civil sobe para laranja estado de alerta em oito regiões do país

Agência Lusa , JGR
21 out 2023, 17:15
Mau tempo (EPA)

Portugal continental irá ser afetado este sábado e domingo pela passagem da depressão Bernard, que se centrará no sul, com trajeto de sudoeste para nordeste, afetando a região sul e centro do país, anunciou o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta tarde a subida para o estado de alerta laranja de oito regiões do centro e sul do país, devido à passagem da depressão Bernard este fim-de-semana.

Portugal continental irá ser afetado hoje e domingo pela passagem da depressão Bernard, que se centrará no sul, com trajeto de sudoeste para nordeste, afetando a região sul e centro do país, anunciou o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes.

“Foi decidido elevar o estado de alerta especial do sistema integrado para operações de proteção e socorro para o nível laranja para oito sub-regiões do continente, nomeadamente Lezíria do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Algarve, durante um período de 24 horas, com início à meia-noite e términus às 23:59 de amanhã (domingo)”, acrescentou.

O responsável sublinhou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos laranja para precipitação a sul do Tejo e amarelo entre o Douro e o Tejo, mas também os avisos laranja para a ocorrência de vento com rajadas máximas de 100 quilómetros por hora para a região do Algarve.

“É expetável que aconteça também a possibilidade de fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve”, acrescentou André Fernandes.

O aviso laranja – o segundo mais grave numa escala de três – é emitido sempre que existe uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados