Mau tempo provoca 13 ocorrências e obriga a realojar duas pessoas nos Açores

Agência Lusa , MM
27 jan, 15:17
Chuva (Associated Press)

Faial foi a ilha mais afetada pelo mau tempo e com mais ocorrências

O mau tempo nos Açores gerou, até ao momento, 13 ocorrências, como inundações em habitações, em vias e derrocadas, tendo sido realojadas duas pessoas, anunciou este sábado a Proteção Civil.

De acordo com um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), “foram registadas, desde o dia de ontem [sexta-feira], e até ao momento, no total, 13 ocorrências em três ilhas: 11 no Faial, uma em São Miguel e uma na Graciosa”

As situações reportadas estão relacionadas com inundações em habitações e em vias e derrocadas, de acordo com o SRPCBA.

Segundo a Proteção Civil, na ilha do Faial “houve a necessidade de realojar duas pessoas, uma ação que ficou a cargo do Instituto de Segurança Social dos Açores e do Serviço Municipal de Proteção Civil da Horta”, sendo que “não há vítimas nem feridos a registar”.

No terreno têm estado os bombeiros, a Direção Regional das Obras Públicas, os Serviços Florestais, os Serviços Municipais de Proteção Civil, juntas de freguesia e Polícia de Segurança Pública.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até domingo o aviso amarelo já emitido para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido às previsões de agitação marítima.

As restantes ilhas do arquipélago estão também com avisos amarelos por causa de precipitação.

Para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), o IPMA emitiu aviso amarelo, devido às previsões de agitação marítima (ondas de noroeste, passando a norte), válido entre as 17:00 locais de hoje (18:00 em Lisboa) e as 07:00 locais de domingo (06:00 em Lisboa).

As ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental), estão sob aviso amarelo, por previsão de “precipitação por vezes forte”, até às 20:00 locais (21:00 em Lisboa) deste sábado.

Nas ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso amarelo do IPMA, também devido à "precipitação por vezes forte", é válido até às 17:00 locais deste sábado (18:00 em Lisboa).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

País

Mais País

Patrocinados