Estas são as recomendações da Marinha para quem vai à praia este fim de semana

12 abr, 11:23

Autoridade Marítima Nacional lembra a população que "o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno"

As temperaturas elevadas previstas para este fim de semana convidam a mergulhos, mas é preciso cautela. O alerta surge da Autoridade Marítima Nacional (AMN) que aconselha a população a adotar comportamentos de segurança caso decida ir à praia ou a outras zonas costeiras.

"É importante ter em conta que o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que normalmente se verifica neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros, que são a maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas", alerta a AMN.

Para além do mar de inverno, "a esmagadora maioria das praias portuguesas não se encontra vigiada nesta altura do ano" e, por isso mesmo, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada.

A Marinha pede assim às pessoas que evitem comportamentos de risco, como aproximar-se da água ou caminhar na areia molhada, vigiar as crianças e não permitir que se afastem dos adultos, não virar as costas ao mar e manter sempre distância da linha de água.

"Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112", apela ainda a Autoridade Marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para o fim de semana é esperada uma subida ligeira das temperaturas mínimas e máximas em todo o país, o que leva Setúbal, Santarém e Leiria a ultrapassar a marca dos 30 graus.

Já a ilha da Madeira vai estar sob aviso amarelo até sábado devido à previsão de tempo quente, com as temperaturas a oscilar entre os 21 e os 29 graus.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados