Novo governo começa com "irritação" de Marcelo. Costa está solidário com o Presidente da República

23 mar 2022, 22:57
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, na cerimónia de abertura solene das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no Pátio da Galé em Lisboa, 23 de março de 2022. (Lusa/Tiago Petinga)

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje “partilhar da mesma irritação” que o Presidente da República pela “fuga de informação” sobre a composição do novo Governo e rejeitou que haja um mal-estar entre São Bento e Belém

Na Assembleia da República, à entrada de uma reunião com o grupo parlamentar do PS , António Costa dirigiu-se aos jornalistas para comentar a fuga de informação que terá deixado Marcelo Rebelo de Sousa manifestamente "irritado". Costa disse partilhar o mesmo sentimento do que o Presidente da República, e acrescentou que há normas institucionais que não foram respeitadas. "Os jornalistas conseguiram. Só tenho que dar os parabéns a quem fez a fuga de informação". Apesar da ironia, não deixou de lamentar o sucedido e garante compreender a posição do presidente da República. 

Será um mau começo para o Governo? António Costa defendeu que não. Para o primeiro-ministro o facto mais importante e central trata-se da aprovação do presidente da República perante a proposta dos nomes apresentados que "permitem formar um Governo de combate". Destacou ainda o "forte núcleo político" constituído por pessoas "com experiências diversas na sociedade portuguesa", sobretudo na academia e no mundo empresarial.

“Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social", queixou-se Marcelo

A divulgação oficial da composição do novo Governo ainda não tinha sido feita pelo Primeiro-ministro, mas a comunicação social já começava a avançar os nomes dos ministros da próxima legislatura. A situação que deixou o Presidente da República desagradado.

"Até facilita a minha vida" afirmou Marcelo à porta do Palácio de Belém, lembrando os compromissos que ainda teria de cumprir esta quarta-feira a propósito do início das comemorações dos 50 anos 25 de Abril. "A sessão agora vai ser longa, depois temos um concerto comemorativo, e o senhor primeiro-ministro vai partir para a Europa [Bruxelas, para Conselho Europeu). Por isso, se a lista está feita [a lista], está feita", afirmou Marcelo.

Lado a lado com o chefe do novo Executivo, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu dispensar a audiência, que serviria para o primeiro-ministro lhe apresentar institucionalmente os nomes dos ministros do próximo Governo, caso a lista divulgada pela comunicação social se confirmar.

"Se aquilo que corre na comunicação social for confirmado, dispensa-se uma audiência [com o primeiro-ministro]. Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, à porta do Palácio de Belém, em declarações à SIC-Notícias.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados