A 19 dias dos 50 anos do 25 de Abril, 500 metros separaram manifestações anti-fascista e anti-imigração no Porto

CNN Portugal , ARC com Lusa
6 abr, 18:42

Pelo menos, três pessoas foram detidas por desacatos na manifestação de extrema-direita

Uma protesto contra a imigração, outro em solidariedade com os imigrantes, em comum só mesmo o mote "Mais Habitação". A cidade do Porto foi palco de duas manifestações de cariz totalmente oposto este sábado, a 19 dias dos 50 anos do 25 de Abril. As duas aconteceram separada apenas por 500 metros uma da outra.

Na Praça dos Poveiros, entoavam palavras de ordem como "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais" e "Fascistas chegou a vossa hora, os imigrantes ficam e vocês vão embora". Neste local, cerca de 500 pessoas, que responderam ao apelo das associações reuniram-se para "lutar contra o fascismo" e em solidariedade com a comunidade imigrante.

Os manifestantes da "Contra o Fascismo, Mais e Melhor Habitação" muniram-se de cravos vermelhos e uniram-se em cânticos. Não faltaram os cartazes, nos quais se podiam ler frases como: "Trabalhadores unidos contra a exploração", "Racismo não é piada" e "Racistas e Fascistas fora daqui".

Apenas 90 minutos depois e a cerca de 500 metros, começava um protesto totalmente oposto - a manifestação "Menos Imigração, Mais Habitação", organizada pelo grupo 1143, de extrema-direita. Maioritariamente vestidas de negro e a estourar petardos, cerca de 100 pessoas juntaram-se na Praça D. João I e desfilaram até à Avenida dos Aliados.

Empunhavam cartazes onde se lia "Menos imigração e mais habitação", entoavam cânticos de "sou português desde 1143" e provocaram desacatos com quem passava e os criticava. O grupo 1143, que tem como porta-voz o militante de extrema-direita Mário Machado, convocou "todos os patriotas a marcarem presença" no Porto, através do X (antigo Twitter), para mostrarem "oposição à invasão de imigrantes, que é a principal razão para o aumento brutal do preço da habitação".

Uma pessoa foi identificada durante a manifestação do Grupo 1143, contra a imigração, e que reuniu cerca de 200 elementos da extrema-direita numa marcha na baixa do Porto, revelou à Lusa a PSP. Ciclicamente recorrendo a petardos para vincar a sua presença, os manifestantes foram novamente provocados pouco antes de iniciarem a marcha, o que desencadeou uma perseguição da polícia e levou à identificação de uma pessoa, admitindo fonte policial “que possa vir a ser detida”.

Por volta das 18:20, a coluna, engrossada com mais cerca de uma centena de pessoas, percorreu as ruas da baixa portuense até se concentrar em frente à Câmara do Porto. Nessa altura já elementos da Unidade Especial da Polícia haviam retirado cerca de 50 pessoas que protestavam contra os manifestantes da extrema-direita, gritando “fascismo nunca mais”. Da manifestação do Grupo 1153 a resposta surgiu com gritos de “Salazar, Salazar” e “tudo pela nação”. Daqui a 19 dias, cumpre-se o 50.º aniversário do 25 de Abril.

País

Mais País

Patrocinados