PS volta a aprovar pacote MaisHabitação e força promulgação de Marcelo

Graça Picão , com Lusa
22 set 2023, 15:22
Parlamento (Lusa/Tiago Petinga)

Decreto da Assembleia da República envolve alterações legislativas ao nível do arrendamento, do alojamento local, dos imóveis devolutos e de impostos

Na reapreciação do decreto da Assembleia da República com medidas no âmbito da habitação conhecido como “pacote mais habitação”, aprovado apenas com votos do PS. Já o PAN e Livre abstiveram-se. PSD, Chega, IL, BE e PCP votaram contra.

Foram apresentadas mais de 300 propostas de alteração, que estiveram a ser votadas desde as 13:00, tendo sido todas chumbadas.

O decreto da Assembleia da República envolve alterações legislativas ao nível do arrendamento, do alojamento local, dos imóveis devolutos e de impostos.

Quando vetou o diploma, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assumiu em agosto um "sereno juízo analítico negativo" e criticou a ausência de consenso partidário sobre o Mais Habitação, mas a ministra da tutela, Marina Gonçalves, reafirmou a ideia de haver equilíbrio no programa e o PS disse que iria confirmar as medidas na reabertura do parlamento após o verão.

O diploma aprovado na votação final global de julho, agora confirmado, teve algumas alterações em relação à primeira versão proposta pelo Governo, que não impediram a contestação da oposição e de associações empresariais e da sociedade civil ligadas à habitação.

Apesar do veto ao pacote aprovado no parlamento, foi promulgado pelo Presidente da República um decreto do Governo que reforma e simplifica os licenciamentos relacionados com a habitação, com Marcelo Rebelo de Sousa a avisar que vai estar atento à compatibilização com a segurança e a qualidade dos edifícios.

Com esta simplificação, os projetos de arquitetura passaram a ser licenciados apenas com base no termo de responsabilidade dos projetistas e as entidades públicas serão penalizadas no caso de atrasos na emissão de pareceres.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados