Capitania do Funchal prolonga aviso de vento forte até às 18:00 de segunda-feira

Agência Lusa , MJC
25 jun 2023, 21:22
Madeira

“Recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”, lê-se no aviso

A capitania do porto do Funchal prolongou até às 18:00 de segunda-feira o aviso de "vento forte" emitido devido às previsões para a orla marítima da Madeira.

O aviso emitido anteriormente, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estava em vigor apenas até às 06:00 de segunda-feira.

No aviso emitido hoje ao início da noite, a capitania indica que o IPMA prevê vento “fresco a muito fresco, por vezes forte, até início da manhã” de segunda-feira.

Relativamente à ondulação, estão previstas ondas de dois a três metros na costa norte e ondas de um metro a 1,5 metros na costa sul.

“Recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”, lê-se no aviso.

O vento forte está também a condicionar o movimento no Aeroporto da Madeira, tendo já levado ao cancelamento de 40 ligações durante o dia de hoje.

Durante a tarde apenas três aeronaves da TuiFly conseguiram aterrar, entre as 16:45 e as 18:46, provenientes de Hannover (16:45), Munique (17:01) e Dusseldorf (18:46), segundo a informação divulgada no ‘site’ da ANA - Aeroportos de Portugal.

As três aeronaves conseguiram depois descolar com destino às mesmas cidades alemãs entre as 18:00 e as 19:49.

A ANA indica também como canceladas mais de 20 aterragens de diversas companhias que operam para a Madeira, oriundas de diferentes destinos, e as correspondentes descolagens programadas.

Dois voos da Ryanair, um da British Airways e outro daTuiFly divergiram para outros aeroportos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um comunicado a alertar para “um episódio de tempo quente e seco no arquipélago” da Madeira, sendo expectáveis temperaturas máximas que podem atingir os 35 graus centígrados na costa sul.

“Estarão em vigor avisos de tempo quente a partir de domingo dia 25, com nível máximo Laranja nos dias 26 e 27 [segunda e terça-feira], prevendo-se que o episódio persista pelo menos até quinta-feira dia, 29”, lê-se no comunicado do IPMA.

Ainda segundo o IPMA, este “período será também marcado por uma intensificação do vento, em especial em zonas elevadas” e os por valores da humidade relativa muito baixos que podem potenciar o aumento do risco de incêndio.

“Adicionalmente, no mesmo período poderá haver o transporte de poeiras em suspensão até ao arquipélago da Madeira devido ao fluxo persistente de leste”, é acrescentado na nota.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados