Morreu Salif Keita, «Pérola Negra do Mali» que jogou três anos no Sporting

2 set 2023, 16:53
Salif Keita com Josip Skoblar em 1971, ano em que foi Bota de Prata da Europa (AFP via Getty Images)

Tinha 76 anos

Salif Keita, antigo avançado maliano que passou pelo Sporting entre 1976 e 1979, morreu neste sábado aos 76 anos, anunciou o Governo do Mali.

Salif Keita, o primeiro futebolista a receber a Bola de Ouro africana em 1970, ficou conhecido como «Pérola Negra do Mali» e fez história sobretudo ao serviço do Saint-Étienne, equipa ao serviço da qual conquistou três campeonatos, três Supertaças e duas Taças de França na viragem da década de 60 para 70.

Em 1970/71, no Saint-Étienne, foi Bota de Prata da Europa com 42 golos apontados na Liga francesa, tendo ficado apenas atrás do jugoslavo Josip Skoblar, do Marselha.

Depois de cinco anos no Saint-Étienne, teve uma passagem de apenas uma época pelo Marselha, que deixou após os responsáveis do clube terem tentado naturalizá-lo francês, o que recusou. Sai para o Valência, onde esteve três anos e enfrentou racismo por parte dos jornais desportivos.

Após o Valência, seguiu-se o Sporting, onde partilhou o ataque com lendas dos leões com nomes de peso como Jordão e Manuel Fernandes. Em três temporadas, apontou 33 golos e ajudou a ganhar uma Taça de Portugal.

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados