"Vexou e agrediu uma mulher": ministra pede demissão de Rubiales

21 ago 2023, 19:22
Presidente da Federação espanhola beija jogadora na entrega das medalhas (vídeo/twitter)

Presidente da Federação de Futebol de Espanha beijou na boca jogadora da seleção na altura de entrega das medalhas

A ministra do Trabalho e da Economia Social de Espanha veio pedir a demissão do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Yolanda Díaz, que foi apanhada no meio das negociações para a formação de um novo governo, disse que “o Sumar [o seu partido] condena veementemente o que vimos e segue pedindo a demissão do senhor [Luis Rubiales], que vexou e agrediu uma mulher”. “As suas desculpas não servem, de todo”, acrescentou a também segunda vice-presidente do governo espanhol, que ainda está em funções.

Trata-se de mais uma reação política a um caso que está a abalar Espanha num momento que devia ser de festa. A seleção feminina venceu o campeonato do mundo mas uma atitude do mais alto dirigente da federação roubou toda a atenção. Luis Rubiales decidiu dar um beijo na boca a Jenni Hermoso, uma das melhores jogadoras da equipa espanhola, na altura da entrega das medalhas. O presidente da RFEF até começou por chamar “otários” a quem o criticou, mas já se veio retratar do seu ato.

Antes de Yolanda Díaz, também as ministras da Igualdade, Irene Montero, e dos Direitos Sociais, Ione Belarra, tinham vindo condenar o caso. "Se fazem isto com toda a Espanha a ver, o que farão em privado", disse Ione Balarra, que não teve pruridos em falar em "violência sexual", tal como fez Irene Montero.

Luis Rubiales não consegue fazer com que a polémica pare. Após o vídeo do beijo a Jenni Hermoso saiu um vídeo em que o presidente da RFEF aparece a tocar nos genitais como forma de celebração pela vitória. Um ato realizado quando ainda estava no camarote ao lado da rainha Letizia e da infanta Sofia.

Do mundo do futebol uma das reações mais vincadas surgiu de Iker Casillas - antigo guarda-redes do FC Porto e que já teve aspirações a ser presidente da RFEF, tendo acabado por deixar cair a candidatura. Sem se referir a nomes, o antigo internacional espanhol escreveu apenas um comentário irónico: "Então, já alguém se demitiu?".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados