Sem surpresas: Lionel Messi vence a Bola de Ouro (a oitava da carreira)

30 out 2023, 21:33
Lionel Messi vence oitava Bola de Ouro da carreira (Michel Euler/AP)

Dois portugueses figuram na lista do 30 melhores do ano

Lionel Messi é o grande vencedor da Bola de Ouro de 2023, num prémio que foi entregue por David Beckham, e que desfez as dúvidas, se é que elas existiam, sobre o vencedor. O astro argentino, que liderou a seleção na conquista do Campeonato do Mundo do Catar, em 2022, vence o prémio pela oitava vez. 

Recorde-se que vários meios de comunicação avançaram atempadamente que seria Lionel Messi o vencedor. Foi também o caso de Fabrizio Romano, especialista em transferências que costuma dar vários exclusivos relacionados com o mundo do futebol.

Lionel Messi estreou-se a vencer em 2009 e venceu também em 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. Esta é a primeira Bola de Ouro que o craque argentino conquista sem qualquer ligação ao Barcelona, clube que representou até 2021. Atualmente está ao serviço do Inter Miami, da liga de futebol dos Estados Unidos.

Atrás do argentino ficaram Erling Haaland e Kylian Mbappé, jogadores de Manchester City e PSG, respetivamente. O internacional norueguês foi a figura de maior destaque da memorável época do Manchester City, sendo melhor marcador da Premier League, que os citizens conquistaram, e ajudando também à conquista da Liga dos Campeões e da Taça de Inglaterra. Já o internacional francês foi, mais uma vez, o melhor jogador dos parisienses, tendo partilhado balneário com Lionel Messi durante grande parte do ano. Esteve ainda na final do Campeonato do Mundo ao serviço da França.

Bernardo Silva, o melhor português, foi 9.º, repetindo a classificação de 2019, a melhor da carreira. Rúben Dias fechou a lista dos 30 a concurso e nos quais não esteve, pelo segundo ano consecutivo, Cristiano Ronaldo.

Karim Benzema, Bola de Ouro em 2022, foi 16.º classificado.

No futebol feminino a grande vencedora foi Aitana Bonmati, jogadora do Barcelona e da seleção espanhola.

Veja aqui os outros prémios atribuídos no futebol masculino:

Kopa Trophy (melhor sub-21 do ano): Jude Bellingham (Borussia Dortmund/Real Madrid/Inglaterra);

Sócrates Award (pelo envolvimento em ações solidárias e projetos sociais relevantes): Vinicius Junior (Real Madrid/Brasil);

Yachine Trophy (guarda-redes do ano): Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina);

Gerd Muller Trophy (avançado do ano): Erling Haaland (Manchester City/Noruega);

Equipa masculina do ano: Manchester City.

Desporto

Mais Desporto

Mais Lidas

Patrocinados